Feira de adoção tem 25 animais adotados em Pato Branco

Redação com assessoria

 A 4ª feira de adoção de animais de Pato Branco, realizada no último sábado (27), no Planta Garden, teve um saldo de 25 animais adotados.

Ao todo, 75 animais, entre cães e gatos, estavam disponíveis. Todos os animais adultos já estavam castrados e os demais tiveram a castração agendada.

A feira ocorre em parceria com ONGs de proteção animal do município. São elas: ONG É o Bicho, Anjos Protetores, Associação Lima de Proteção Animal e Compato.

A próxima feira de adoção está prevista para janeiro, mas quem tiver interesse em adotar um cão ou gato pode entrar em contato com as ONGs pelas redes sociais oficiais.

 Responsabilidade

Conforme a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), a procura por adoção de animais teve um aumento de 400% durante a pandemia, já que as pessoas ficaram mais reclusas. Os animais necessitam de cuidados diários e atenção, devem receber alimentação adequada, serem levados ao veterinário, receberem vacinação anual e castração, e o planejamento deve incluir, além dos custos, tempo para socializar com o animal. Por isso, antes de adotar, é preciso refletir sobre a responsabilidade que é cuidar de um animal para que ele não seja devolvido aos abrigos ou às ruas.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que, no Brasil, existem cerca de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros.

Legislação

É necessário lembrar sobre a alteração da Lei de Crimes Ambientais 9605/98, artigo 32, sobre a questão do ato de abuso, maus-tratos, ferir, mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos. Com a lei  1095/19, a punição, que antes era de três meses a um ano, com multa e proibição de guarda, passou a ser de dois a cinco anos de reclusão.

Para fazer a denúncia, qualquer tipo de prova pode ser utilizada na identificação de quem comete o abuso. Basta falar com a Polícia Militar e apresentar fotos, vídeos, identificação do local e endereço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.