Festival Gastronômico de Pato Branco busca incentivar os estabelecimentos locais

Tendo em vista que o segmento de gastronomia foi um dos mais atingidos pela pandemia da covid-19, foi realizado na manhã desta quarta-feira (11), no Largo da Liberdade, em Pato Branco, o lançamento do Festival Gastronômico de Pato Branco.

O evento, que ocorrerá entre os dias 20 e 26 de setembro deste ano, está sendo organizado em uma parceria entre a prefeitura, a Fecomércio Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a PatoTour, além do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Sudoeste do Paraná (SHBRS).

Embora o lançamento oficial tenha acontecido hoje, as inscrições gratuitas para o festival se iniciaram há alguns dias, sendo que mais de 30 estabelecimentos já se credenciaram para participar.

Segundo Marcia Painim, chefe do Departamento Municipal de Turismo, que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, já foram feitas algumas visitas e ligações convidando os empresários que servem comida em bares, lanchonetes, hotéis e panificadoras.

“Fizemos isso antes do lançamento, para que já possamos preparar as consultorias que eles irão receber. Uma delas é a do Sebrae, sobre tratamento ao cliente. E a outra é do Senac, com orientações aos estabelecimentos para criarem ou melhorarem um prato do seu menu. Porque esse prato, durante o festival, terá o desconto de 50% no sistema à la carte. E os restaurantes por quilo farão sorteio de uma refeição por dia”, resume, acrescentando que a ideia é que as pessoas vão até os restaurantes ou peçam delivery, respeitando todo o protocolo da Vigilância Sanitária.

Ela explica que o intuito é, de fato, incentivar os estabelecimentos desse setor. “Ao mesmo tempo, fomentar para que a população de Pato Branco e região possa conhecer esses lugares, consequentemente dando a oportunidade para que cada empresa tenha novos clientes”.

Para isso, Marcia afirma que a Prefeitura de Pato Branco ficará responsável pela divulgação, “tanto aqui, como em outras cidades, a fim de que venham aproveitar esse festival gastronômico dessa semana. É algo que ficará no calendário do turismo do município”.

A chefe do departamento ressalta que as empresas do ramo interessadas têm até o dia 24 de agosto para se inscrever, em https://bit.ly/Inscricao_Festival_de_Gastronomia, e não há limite de vagas, pois o festival não vai acontecer em um mesmo lugar, e sim dentro de cada um desses estabelecimentos inscritos.

“A única coisa que vamos exigir é que tenham alvará, licença da vigilância sanitária, enfim, coisas básicas que qualquer restaurante ou fornecedor de comida deve ter”.

Consultorias

Na parte da consultoria do Senac, o gerente executivo da unidade em Pato Branco, Vanderlei Correia, informa que o chefe de cozinha da entidade, Fabiano Catusso, fará o acompanhamento com cada estabelecimento participante.

As consultorias serão individuais e in loco, para que os pratos já existentes sejam incrementados ou reinventados. “Ficamos muito felizes em fazer parte desse projeto. Nosso chefe de cozinha auxiliará os participantes, dando aquele detalhe no prato que terá o desconto especial durante esse primeiro festival”.

Quanto à contribuição do Sebrae no festival, o gerente regional da entidade, César Colini, ressalta que será por meio do programa “Modelo Disney para experiência e encantamento do cliente”, o qual será trabalhado pela facilitadora, palestrante e consultora do Sebrae, Jacqueline Ferreira Gomes, de forma on-line e coletiva.

“Junto com a prefeitura montamos um plano de retomada econômica, sendo que uma das atividades é criar o selo de turismo, PatoTour [programa abrangente, do qual o festival gastronômico faz parte]. Então nesse evento vamos levar a qualificação do atendimento, a melhoria dos aspectos das empresas ao atender os seus consumidores, e pretendemos levar o modelo Disney de atendimento. De forma que o cliente e o consumidor se sintam seguros nesse momento de retorno pós-pandemia”.

Para o presidente do SHBRS, Tiago Cichocki, a iniciativa está sendo muito importante para a categoria, “ainda mais nesse momento que estamos passando, em que a nossa classe foi uma das principais afetadas. Então será uma forma não só de divulgar a cidade e trazer dinheiro ao comércio, mas principalmente ajudar os restaurantes e bares, muito afetados nessa pandemia”, destaca, convidando os demais empresários a participarem.

O prefeito Robson Cantu, que esteve no lançamento, diz também considera que esse é um dos setores mais prejudicados com a pandemia. “Eles tiveram prejuízos incalculáveis. E nada melhor do que a prefeitura estar com eles nessa ação tão positiva, em que poderemos recuperar um setor, recuperar emprego e dar dignidade e respeito a quem perdeu. E é isso que o poder público tem que fazer”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, lembra que essa situação é algo geral no país. “Sabemos, estatisticamente, que mais de 80 mil estabelecimentos de alimentação fecharam as portas desde o início da pandemia. Existe toda uma cadeia ligada à essa atividade econômica. E entendemos que em nosso município também houve comprometimento dessa atividade”.

Além de todas as finalidades elencadas pelos demais participantes, ele observa que a ideia é que, “com o desenrolar das atividades desse festival, de alguma forma consigamos estabelecer um atrativo gastronômico. E um desses atrativos pode ser um prato que caracterize o município, como temos em algumas outras cidades, que têm identidade gastronômica muito forte, inclusive na região”.

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