G4 Strings realiza apresentação surpresa na praça central

Quem visitou a praça Presidente Vargas na noite do último domingo (26) pôde apreciar um pouco de música instrumental. Por volta das 20h30, logo após o encerramento da missa na igreja Matriz, os músicos do grupo G4 Strings abriram seus cases, retiraram seus instrumentos e interpretaram gratuitamente alguns clássicos da música popular, com uma roupagem que costuma ser associada a música erudita.

Com um currículo de 20 anos de apresentações em eventos, principalmente festas de casamento, o grupo que costuma se apresentar com quatro integrantes desta vez se apresentou com cinco, sendo nos três violinos, um na viola clássica, um no violoncelo, um no contrabaixo de arco, mais o acompanhamento de um percussionista.

Evandro Luiz Batista, coordenador geral do G4 Strings, explica que a ideia do concerto surpresa surgiu como forma de agradecimento a população local e também para oferecer um alívio através da música. Os últimos meses foram difíceis por conta da pandemia de covid-19, que também impactou em cheio a vida de profissionais do ramo de eventos, como os músicos.

Com o cancelamento de praticamente todos os tipos de atividade que envolvessem contato social, Batista conta que os profissionais da música tiveram parte considerável de sua agenda afetada.

Ele diz saber de bandas que precisaram vender equipamentos, e de profissionais que de forma repentina precisaram aprender novas profissões. As aulas particulares, realizadas online, foram a alternativa do G4 Strings, que segue ensinando por meio do projeto G4 Educação Musical, que também contribuiu com músicos na apresentação de domingo.

O grupo possui profissionais com graduação superior habilitados a ensinar violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo de arco, flauta transversal e violão.

A apresentação ao vivo na praça simbolizou também um momento de retomada. Com o avanço da vacinação, a reabertura de estabelecimentos comerciais e autorização para eventos a agenda voltou a ser preenchida, conta Batista.

Músicos interpretaram sucessos da música popular
(Foto: Divulgação)

Outro objetivo é contribuir com a popularização da música instrumental, ao apresentar ao público canções conhecidas de grupos como Guns n’ Roses, Coldplay, Roberto Carlos, Nando Reis, entre outros.

Um dos projetos do grupo é a criação de uma orquestra em Pato Branco, através de leis de incentivo a cultura, como a Lei Roaunet.

Os interessados em aprender algum dos instrumentos, ou acompanhar o trabalho do grupo podem acessar o Instagram (@quartetog4strings) ou o Facebook (Quarteto de Cordas Pato Branco – G4 Strings e G4 Educação Musical). Também é possível entrar em contato pelo whatsApp (46) 9.9923-2543.

Além de Batista, que é o violinista, a equipe G4 Strings é formada por Vinicius Henrique Batista (Violino); Endryk Casagrande (Violino); Luciano Ferreira Gonçalves (Viola clássica); Fabiano Rodrigo Batista (violoncelo); Leomir Dias da Silva (Contrabaixo de arco); João Marcos de Oliveira (Flauta transversal) e Roney Roberto Teixeira (Piano).

você pode gostar também
Deixe uma resposta