Governo do Paraná espera para este mês anúncios ligados a aviação no estado

A declaração feita pelo governador Ratinho Junior, quando esteve em Pato Branco na última quinta-feira (9), leva a população local e regional a acreditar em uma retomada dos voos regulares por parte da Azul Linhas Aéreas em um curto intervalo de tempo.

A companhia que iniciou sua operação em Pato Branco em janeiro de 2019, suspendeu completamente o itinerário (Capital a Pato Branco) devido a pandemia de covid-19, ainda na segunda metade de março de 2020.

Por sua vez, Ratinho Junior disse na semana passada, que o Governo do Estado vem mantendo contato frequente com a Azul e outras companhias aéreas.

Sem precisar voos que seriam retomados prioritariamente, o governador afirmou que, “no mês de setembro ainda, vamos ter um anúncio com a Azul. Eles estão retomando os voos de forma gradativa. Mas avançamos bastante, já que a economia está rodando, então a procura por voos tem acontecido”, disse Ratinho Junior completando “esperamos que no mês de setembro ainda consigamos anunciar, não só o retorno para Pato Branco, mas também, mais voos para o Paraná.”

No caso da Azul segundo o governador a intenção é transformar o estado em uma grande central da empresa, assim como já ocorre em Campinas (SP). De acordo com Ratinho Junior contribuem para esta ideia as operações em Curitiba, mas também em outras praças no estado.

Nessa segunda-feira (13), o Diário do Sudoeste buscou contato com a Azul Linha Aéreas. Nesta terça-feira (14), a companhua se manifestou afirmando que “a Azul ressalta que está aguardando a finalização das adequações dos aeroportos do interior do estado e conversa com o governo para definir os detalhes do plano de desenvolvimento da aviação regional do Paraná.”

A companhia vinha afirmando nos últimos meses, que não há previsão de retomada dos voos no sudoeste do Paraná.

Aerosul

Por outro lado, neste ano o Executivo de Pato Branco manteve contato coma a Aerosul Táxi Aéreo para iniciar uma linha ligando Pato Branco e Curitiba, utilizando um Cessna C208, com capacidade de nove passageiros.

Na semana passada, a empresa que tem sede em Londrina, divulgou previsão de início dos voos em 15 de setembro, quarta-feira desta semana.

O anúncio também confirmou voos entre a Capital e Pato Branco, nas terças, quartas e quintas-feiras, com regresso nos mesmos dias.

Prestes a iniciar as operações no site da companhia ainda não é possível identificar o horário dos voos, bem como o valor da passagem área.

Segundo a empresa, “houve um atraso na geração dos dados” e que a expectativa é de que até quinta-feira [16], as informações sejam disponibilizadas para a população.

Voos comerciais

Em maio deste ano, o Município de Pato Branco anunciou uma série de medidas para acelerar a retomada dos voos comerciais regulares.

Uma das ações foi a consolidação de parceira com um grupo de empresas e organizações, para realização de serviços técnicos para o retorno das atividades da estação prestadores de servidões de telecomunicações (EPTA), suspensas desde que houve a interrupção dos voos da Azul em março de 2020.

Ainda em maio, foi anunciado o financiamento por parte do grupo, do projeto para a instalação do Precision Approach Path Indicator (Papi), equipamento que permite a operação de aeronaves de maior porte e capacidade de passageiros.

  • Matéria editada às 10h40 da terça-feira (14) para inserir a informação referente a resposta da Azul Linhas Aéreas sobre o retorno das operações em Pato Branco.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.