IBGE inicia treinamento de recenseadores para o Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou nesta segunda feira (18) o treinamento dos recenseadores que trabalharão na coleta de informações para o Censo 2022. Em Pato Branco, cerca de 40 recenseadores estão participando do treinamento, realizado na sede do Centro Universitário Unifacear.

Até a próxima sexta-feira (22), o grupo receberá informações sobre identificação de quadras, logradouros, as perguntas que serão feitas ao longo da pesquisa, além de receber capacitação para operar o equipamento utilizado durante o processo.

De acordo com Tarcísio Behm, agente censitário municipal do IBGE, os participantes também recebem orientação sobre a importância do Censo para, por exemplo, o planejamento de políticas públicas.

O Censo Demográfico 2022 fornecerá um grande diagnóstico sobre as características sócioeconômicas do País. Segundo Tarcísio, estes dados são fundamentais tanto para o poder público quanto para a iniciativa privada.

No âmbito público, o agente explica que as informações oferecem subsídios para que prefeituras, estados e a união elaborem políticas públicas de acordo com a realidade de cada local.

Por serem de acesso público, os dados apurados pelo Censo também permitem que empresas e organizações possam realizar estudos de viabilidade técnica e econômica, e assim decidir em quais locais do Brasil podem realizar investimentos de acordo com seus objetivos.

Censo

Os recenseadores devem começar as visitas as residências no dia primeiro de agosto. Segundo Tarcísio, a pesquisa deve ser feita até outubro.

O grupo que está sendo formado em Pato Branco deverá atuar apenas em Pato Branco, e pode haver um aumento no número de recenseadores conforme a necessidade.

Ele explica que os recenseadores estarão identificados com colete do IBGE, e também poderão estar de boné. Os profissionais também terão um cartão de identificação afixado no colete com um QR code que permitirá a sua identificação.

você pode gostar também
Deixe uma resposta