Iniciativa cria código de endereçamento para propriedades rurais

Na manhã desta terça-feira (22), o Município de Pato Branco realizou o lançamento do projeto Rotas no Campo, iniciativa em consonância com o projeto de Lei nº 121 de 2021, proposto pelo vereador Eduardo Dala Costa (MDB), que prevê a criação de um Código de Endereçamento Rural (CER) para o município de Pato Branco.

O lançamento aconteceu no Largo da Liberdade. Na prática, o projeto cria números de identificação para propriedades, de modo semelhante ao Código de Endereçamento Postal (CEP).

O projeto foi protocolado na Câmara em agosto de 2021, e aprovado em segunda sessão no último dia 16 de março. A iniciativa foi apresentada pelo vereador ao secretário de ciência, tecnologia e inovação, Giles Balbinotti, no fim de agosto do ano passado.

De acordo com Kátia Bertol, diretora do Parque Tecnológico de Pato Branco, os códigos de endereçamento são gerados a partir de informações de georreferenciamento disponibilizados pela Secretaria Municipal de Agricultura, por meio de um sistema desenvolvido pelo Município.

“Esse código, quando você joga no Google Maps, dá a rota para a propriedade”, resume a diretora sobre o sistema. O sistema deve facilitar a mobilidade nas propriedades rurais, permitindo a identificação de endereços de forma mais eficiente, seja para serviços de entrega, de emergência e para deslocamentos cotidianos.

Mais de mil propriedades rurais foram referenciadas por meio do sistema. Ainda segundo Kátia, os códigos são únicos, e gerados sem custo para a população. Para conhecer o código de sua propriedade, os moradores deverão se dirigir a Secretaria Municipal de Agricultura. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os códigos não serão divulgados publicamente.

A diretora do Parque Tecnológico disse ainda que em caso de erro no georreferenciamento, os ajustes são realizados também de forma gratuita. “Se houver, por exemplo, quatro casas em uma propriedade. É possível marcar um ponto para cada casa”, detalhou.

De acordo com o vereador, o projeto aprovado pelo legislativo, que trata do tema, surgiu da dificuldade de encontrar endereços de propriedades rurais. “Isso facilita muito para as empresas que entregam no interior, agropecuárias, empresas que vendem ração e insumos”, citou Dala Costa, mencionando também que a medida auxilia prestadores de serviço, entregas de aplicativos de alimentação, e serviços de emergência de saúde e segurança.

você pode gostar também
Deixe uma resposta