Ligas Acadêmicas do curso de Medicina do Unidep estão arrecadando alimentos

As atividades realizadas pelo Remanso da Pedreira, em Pato Branco, estão a todo o vapor desde fevereiro de 2022, visando proporcionar bons momentos de estudo, aprendizagem e convívio para as crianças e com muitas novidades para 2023.

De acordo com a coordenadora do Remanso da Pedreira, Cláudia Mohr, 90% das oficinas do ano passado já recomeçaram, em conjunto com as novas oficinas, com ampliação das atividades.

Em 2022, 120 crianças foram atendidas pela instituição e, atualmente, 140 crianças estão sendo atendidas. Para esse ano, a coordenadora espera chegar a 150 alunos frequentando o Remanso. “Estamos atendendo mais crianças do que ano passado e nós pretendemos até o final de março estar com 150 crianças nos dois horários”.

Entre as novidades ofertadas para os alunos está a oficina de Libras, possível com o recurso recebido através do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) do Paraná, sendo que o Remanso foi a única instituição da região a ganhar o recurso.

O consultório odontológico do Remanso da Pedreira também foi reaberto e já oferta atendimento todas as terças e quartas-feiras, proporcionando maior comodidade e evitando que as crianças precisem buscar atendimento em outros locais para tratar problemas bucais e prevenir doenças. 

Páscoa                                                                        

De acordo com Cláudia, o Remanso já está recebendo doação de doces para a Páscoa de 2023. “Os ovos de páscoa ficou a cargo de uma empresa que se ofereceu para doar. Então apenas os doces serão necessários para montar os kits para as crianças”.

A coordenadora aponta a necessidade de além da doação de doces para as crianças que frequentam o espaço, é preciso pensar nos irmãos ou primos que moram com os alunos, “então tudo o que a gente ganha, passamos para eles”.

Arrecadação de ovos e leite

Outra campanha em andamento que está sendo realizada Ligas Acadêmicas de Oftalmologia e de Urgência e Emergência da Universidade de Pato Branco, Unidep, é a arrecadação de ovos e leite para o Remanso da Pedreira.

Segundo a coordenadora, a instituição contava com um doador mensal que passou a ter dificuldades e precisou cessar o auxílio. “O leite é uma necessidade diária, pois ofertamos café da manhã e lanche para as crianças, então é um item bem necessário”. Além da campanha de arrecadação, Cláudia destaca que a Liga de Oftalmologia realizou um mutirão de consultas, onde 38 crianças foram atendidas.

“A gente recebe cada vez mais ajuda, então além do apoio de pessoas físicas, jurídicas, a gente consegue verbas e é muito legal ver que as pessoas acreditam e nos ajudam de tantas formas”, comenta.

A coordenadora destaca que a comunidade tem um olhar especial para com o Remanso da Pedreira e esse cuidado possibilita que a instituição “caminhe bem, com sonhos, a gente entende que pode fazer cada vez mais e por isso temos vontade e obrigação de atender mais crianças”.

A ação de arrecadação de leite e ovos para o Remanso da Pedreira está sendo organizado pelo presidente da Liga Acadêmica de Oftalmologia de Pato Branco (LAOFPB) em conjunto com o presidente e vice-presidente da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência, Laura Santolin Morello e Erick Luan Machado Lenza, respectivamente.

Segundo Pedro, em conversa com a coordenação da ONG foi informado sobre as demandas da alimentação das crianças e, por este motivo tomaram a decisão de iniciar a arrecadação, “onde as pessoas podem doar diretamente nos pontos de coleta espalhados na faculdade e em supermercados da cidade, além da possibilidade de realizar a doação do valor através do PIX”.

Além da participação das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia e Urgência e Emergência, posteriormente a Liga Acadêmica de Pediatria passou a arrecadar doces para a Páscoa do Remanso. Os projetos contam com o apoio de mais 21 ligas do Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro e da Associação Atlética e Acadêmica de Medicina de Pato Branco que, ao todo, formam um grupo de aproximadamente 300 alunos.

“Temos como objetivo suprir a necessidade da ONG, buscando fornecer esses dois alimentos que fazem parte da base de nossa alimentação, promovendo qualidade alimentar e, consequentemente, qualidade de vida, tendo em vista que a alimentação de qualidade é base essencial para o desenvolvimento e saúde das crianças”, destaca Pedro.

Pedro aponta que a expectativa do grupo é atingir o maior número de pessoas possível com o projeto e fazer com que seja levado adiante pelas próximas gestões e outras ligas da Unidep, “fazendo com que o Remanso se torne um incentivo para passarmos a olhar com outros olhos essas instituições e buscando tornar Pato Branco cada dia mais ativo e envolvido com essas organizações”.

O acadêmico comenta, ainda, que o Remanso foi escolhido porque desde o dia em que conheceram o local, se encantaram com os trabalhos realizados pelos voluntários e funcionários.

“Quem vivencia essas atividades sabe da importância da ONG para os participantes e saber que os alimentos básicos acabam faltando no dia a dia da alimentação dessas crianças fez com que o Remanso da Pedreira fosse a instituição escolhida”, conclui.

Como doar

As doações podem ser feitas até o dia 16 de março de duas maneiras: pessoalmente nos pontos de coletas da Unidep e nos mercados Super Polo; Patão; No Ponto; Supermercado Garoto; Brasão; Center Avenida; Center Baixada e Center Centro. E também através da doação de qualquer valor através do PIX 087.197.549-14.

As doações também podem ser levadas até o Remanso da Pedreira ou solicitar que a instituição busque no local através do WhatsApp (46) 99981-9983.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.