Mais de 1.100 crianças receberam imunizante contra a Poliomielite

Redação com assessoria

Dentro da campanha nacional de multivacinação estimulada pelo Ministério da Saúde, o sábado (20), foi de vacinação em todo o país e em Pato Branco não foi diferente.

Somente no sábado, Dia D, da campanha que segue até 9 de setembro, 1.172 crianças de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias receberam imunizantes conta a Poliomielite.

“É essencial conscientizarmos os pais do quão importante é manter as vacinas em dia. No caso da pólio, a imunização através da gotinha é rápida, indolor e protege nossas crianças”, salienta Emanoeli Stein, responsável pelo setor de imunização do município.

A Polimielite é uma patologia causada pelo poliovírus selvagem, que geralmente é contraído a partir da ingestão de água contaminada e ataca o sistema nervoso, podendo levar à paralisia. Também conhecida como paralisia infantil, embora não exista cura, pode ser prevenida pela vacina. Os únicos países a permanecerem com casos de forma endêmica, segundo dados do Ministério da Saúde, é o Paquistão, Afeganistão e Nigéria, somando 12 casos registrados.

Além de imunizantes contra a pólio, o Ministério da Saúde preconizou outras vacinas para o Dia D: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

No sábado também foi oportunizado a complementação do esquema vacinal contra a covid-19, quando 351 doses foram aplicadas e contra a Influenza, com 471 pessoas imunizadas.

Atendimento médico e odontológico

Ainda, como uma forma de ampliar os serviços de saúde para população, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizaram consultas médicas, atendimento de saúde mental, coleta de preventivo e testes rápidos.

Na odontologia, crianças contempladas pela campanha de vacinação foram atendidas com consulta individual, orientações, e receberam kits de higiene bucal.

“Sabemos que devido à correria do dia a dia, muitas pessoas não conseguem ser atendidas por esses serviços, por isso, como uma forma de ampliar e melhorar a saúde do nosso município, optamos em algumas unidades prestar esses atendimentos, assim elevando a qualidade da saúde da nossa população”, explica a coordenadora de área da Estratégia Saúde da Família (ESF), Luciane Bergamin.

você pode gostar também
Deixe uma resposta