Município e IFPR firmam parceria para oferta de cursos de formação

O Município de Pato Branco e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus avançado de Coronel Vivida, firmaram uma parceria para a oferta de dois cursos de formação profissional continuada em Pato Branco. Os cursos “Agente de Limpeza e Conservação” e “Docência Para Além da Sala de Aula” serão oferecidos de forma gratuita e são abertos a toda a comunidade, ainda que um dos objetivos principais seja oferecer uma possibilidade de formação para profissionais do Município.

A parceria foi oficializada na manhã da última segunda-feira (24), no gabinete do prefeito Robson Cantu. De acordo com o diretor do campus avançado de Coronel Vivida do IFPR, Paulo Fortes Junior, os cursos estão na etapa de elaboração dos projetos político pedagógicos, e a expectativa é de que o edital para o processo de seleção seja publicado em fevereiro.

Os pré-requisitos para a candidatura a uma vaga são o ensino fundamental incompleto, para o curso de “Agente de Limpeza e Conservação”, e o ensino médio completo para o curso de “Docência Para Além da Sala de Aula”. Serão ofertadas no mínimo 40 e no máximo 50 vagas para cada um dos cursos. A seleção será feita pelo método de sorteio público de vagas.

Segundo Fortes, a intenção é promover as aulas de forma presencial caso os protocolos de prevenção a covid-19 permitam no momento do início das aulas. A previsão é que as aulas aconteçam na sede do futuro campus do IFPR em Pato Branco, cuja instalação está sendo articulada. O projeto prevê que o campus funcione na área em frente a UTFPR. Porém, se necessário as aulas serão ministradas em outro espaço, pois a oferta dos cursos não está condicionada a implantação do campus.

“Os institutos federais de modo geral cumprem uma função fundamental na sociedade, que é ofertar capacitação para públicos que muitas vezes não teriam condições. Como também somos uma instituição inclusiva, nossa intenção também é levar esse tipo de educação para o trabalhador, para aquele público que já está há muito tempo longe do meio escolar”, analisou o diretor.

“Essa é uma forma de incentivar o aperfeiçoamento profissional da nossa população, além de ampliar o conhecimento e também proporcionar novas alternativas de aperfeiçoamento”, disse a secretária de Educação e Cultura de Pato Branco, Simone Painim, por meio de assessoria de imprensa.

Segundo a assessoria de imprensa do Município, além de Simone, também estiveram na assinatura do termo de parceria o diretor geral do Campus Avançado de Coronel Vivida do IFPR, Paulo Fortes Junior, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, e o prefeito Robson Cantu. “Um dos nossos principais objetivos é qualificar a mão de obra, em todos os setores, e esta é mais uma parceria da nossa gestão com instituição de ensino, para dar oportunidades e fomentar o nosso mercado de trabalho”, disse o prefeito.

Campus

As tratativas para a instalação de um campus do IFPR em Pato Branco vêm sendo noticiadas desde o fim de 2021. De acordo com matéria publicada pelo Diário em novembro, o prefeito Robson Cantu e secretários municipais participaram de um encontro com representante da instituição para tratar de ações legais e burocráticas sobre a implantação.

Se concretizada, esta será a quarta unidade do IFPR no Sudoeste, que possui campus ou campus avançado em Palmas, Coronel Vivida, Capanema e Barracão.

você pode gostar também
Deixe uma resposta