Pato Branco realiza dia D de vacinação na praça Presidente Vargas

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Saúde, realiza no próximo sábado (14) mais um dia D de vacinação contra a influenza e contra o sarampo.

A ação acontece para aumentar a cobertura vacinal no município, durante a campanha de imunização que deve ocorrer até o dia 3 de junho.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Emanoeli Stein, a meta do município é vacinar 90% do público-alvo nesse ano, sendo que existem 23.540 pessoas a serem imunizadas contra a influenza nos grupos prioritários e 5.357 crianças para receber o imunizante contra o sarampo.

Em um período onde a vacina é indispensável para diminuir casos graves relacionados a doenças respiratórias, as vacinas estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde apenas para os grupos prioritários.

Dessa forma, puérperas, gestantes, professores de escolas públicas e privadas, crianças entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde, caminhoneiros e motoristas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, PPL e jovens em medida socioeducativas devem se dirigir até a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina contra a influenza.

As Unidades Básicas de Saúde e o Posto de Saúde Central estão atendendo para realizar a ação. Para receber a dose são necessários os documentos pessoais com foto e carteira de vacina, além de documentos que comprovem a condição que os enquadra nos grupos prioritários.

Público vacinado

Até o momento, a coordenadora afirma que o município vacinou 18,1% das puérperas, 36% das gestantes, 24,3% dos professores, 35,5% das crianças, 58,4% de trabalhadores da saúde e 55,9% dos idosos, sendo o último grupo com maior aceitação e procura para receber a dose.

Enquanto isso, 1.524 doses do imunizante contra o sarampo foram aplicados em crianças durante a campanha.

O dia D de vacinação será realizado na praça Presidente Vargas, das 9h às 16h.

você pode gostar também
Deixe uma resposta