Pato Branco registra 76 novos casos de covid-19

Nos últimos dois dias, o número de novos casos de covid-19 subiu consideravelmente em Pato Branco. De acordo com o boletim de monitoramento divulgado nesta quarta-feira (5) pela prefeitura, o município registrou 76 novos casos da doença. Na terça-feira (4) foram 40, sendo que entre o sábado (1) e a segunda (3) foram 14 novos casos no total.

Até ontem, porém, não foram registradas internações nos leitos de enfermaria e UTI dedicados ao atendimento de pacientes com covid-19. Apesar disso, o aumento de casos, aliado a maior procura de atendimento por pessoas com sintomas de gripe, é motivo de preocupação por parte das autoridades sanitárias.

Na manhã desta quarta (5) a secretária municipal de saúde, Lilian Brandalise, concedeu uma entrevista coletiva para falar sobre o assunto. Lilian comentou que é necessário ter cautela, pois se trata de um novo momento da pandemia. “O importante é mantermos a calma e entender o processo. Essa é uma cepa diferente da outra, que é mais transmissível mas é menos grave”, relatou a secretária, completando que as equipes já esperavam que houvessem contaminações por novas cepas da covid-19 em Pato Branco. “A globalização é um fato. Seria muito difícil não termos essa contaminação”, disse.

Não foram confirmados casos de contaminação pela variante ômicron em pacientes de Pato Branco, porém, é possível que o vírus já esteja circulando localmente.

Atendimento

Apesar de não haver internações por covid-19 nas últimas horas, a alta procura por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pode causar sobrecarga no sistema de saúde. Segundo Lilian, a UPA está “lotada”, pois houve um aumento expressivo de pacientes relatando sintomas de gripe.

Em dezembro foram confirmados nove casos de Influenza A em Pato Branco, causadas pela variante H3N2.

Para evitar a sobrecarga no atendimento, a secretária recomenda que as pessoas procurem a UPA apenas em casos de urgência e emergência, ou em casos de sintomas de doenças respiratórias, como febre, dor de garganta, coriza e tosse. “Os sintomáticos respiratórios devem aumentar ainda. Teremos ainda um período de muita procura”, previu a secretária.

Para os demais casos a recomendação é procurar o atendimento das unidades de saúde.

Prevenção

A secretária ressaltou a importância de manter as medidas de prevenção à covid-19, que também servem para prevenir a gripe. As principais medidas são a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social. A secretária também recomendou a ingestão frequente de água.

Vacinação

Por conta da falta de doses, causada pela grande procura pela vacina contra a covid-19, a vacinação que seria realizada nesta terça (4) e quarta (5) foi suspensa. O cronograma será retomado nesta quinta-feira (6) a tarde para todos os públicos que ainda precisam tomar a segunda dose, de todos os laboratórios e para a dose de reforço.

A dose de reforço será aplicada em todas as pessoas que completaram o esquema vacinal nos últimos 28 dias. No domingo (9) será aplicada a dose de reforço nas pessoas que receberam a dose única do laboratório Jansenn. A aplicação será no drive-thru do Centro Regional de Eventos, das 8h às 10h30. Na ocasião também será feita a repescagem para as segundas doses em atraso.

Vacina da gripe

Por conta do aumento de casos, o Município reforça a importância da campanha de vacinação contra a gripe, que segue disponível em todas as Unidades de Saúde e na Sala de Vacina Central.

“No ano passado, devido a campanha de vacinação contra a covid-19, muitas pessoas optaram por não tomar a vacina contra a gripe, pois na época era recomendado intervalo de alguns dias entre um tipo de vacina e outra”, explicou a coordenadora de imunização de Pato Branco, Emanoeli Stein, por meio de assessoria de imprensa.

A imunização é feita em dose única e está disponível para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. “A vacina é para todos que não foram imunizados contra a gripe em 2021. Inclusive, quem tomou a vacina contra a covid-19 não precisa aguardar alguns dias para tomar a contra a influenza. A imunização é muito importante, pois previne os sintomas graves da doença, além de proteger”, complementou Emanoeli.

você pode gostar também
Deixe uma resposta