Previsão de baixas temperaturas deixa equipe da Abordagem Social em prontidão

Há quem relate gostar do frio, contudo, quando ele chega de forma extrema até mesmo os apreciadores das temperaturas mais baixas acabam manifestando o desejo de pelo uma temperatura alguns graus acima.

O frio ainda por de garantir imagens bonitas, principalmente quando há a formação de geada, no entanto, ele se torna vilão quando a situação é de vulnerabilidade social.

Na quinta-feira (18), o Município de Pato Branco valendo-se de previsões meteorológicas emitiram alerta para a população quanto ao frio intenso, que vai até o domingo (21). Também foi disponibilizado contato para situações de emergência e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na madrugada da sexta-feira (19) de acordo com o Simepar a menor temperatura registrada em Pato Branco foi de 1,3ºC.

Rede de apoio

Com o alerta gerado pela Secretaria de Assistência Social, a equipe da Defesa Civil e da Abordagem Social estiveram alerta durante a madrugada de sexta e assim permanecem nos próximos dias, para atender as pessoas que necessitam de abrigo por conta do frio.

Segundo a secretária Luana Varaschim Perin, não houveram acionamentos pelos canais disponibilizados. No entanto, a própria equipe da secretaria, em busca ativa identificou uma família que estava necessitando de atendimento. A eles foram entregues cobertores.

Ainda durante a madrugada, outros atendimentos foram realizados, mas a pessoas que com regularidade a equipe da abordagem já mantem contato.

Luana comenta que mesmo não tendo sido realizado um amplo atendimento referente ao frio, a secretaria segue preparada com cobertores e alimentos, além da Casa de Passagem estar em alerta para o recebimento desta população.

Conforme a secretária, na Casa de Passagem estão sendo concentrados os encaminhamentos de pessoas adultas, e famílias, enquanto que dependentes químicos, são encaminhados para o Missão Vida Nova.

Provopar

Outro braço de atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade é o Provopar.

Somente na noite de quinta e madrugada de sexta, a associação apoiou a secretaria distribuindo alimentos por meio do Sabores do Inverno, que entregou 160 quentinhas a famílias do Vila São Pedro, no bairro São João.

Previsão

Na tarde da sexta, o Simepar publicou que “por conta da incursão de um ar frio de origem polar, o frio mais intenso ainda persiste no Paraná. Com isto, há previsão para formação de geadas no estado”. A incidência no Sudoeste foi descrita como moderada.

Para Pato Branco a mínima prevista para este sábado (20) foi de 2ºC e máxima de 17ºC; já para o domingo, a mínima prevista é de 7ºC, com máxima de 20ºC. Para a segunda-feira (22), mínima de 9ºC e máxima de 21ºC.

Quem chamar

Defesa Civil – (46) 3272-3000

Abordagem Social – (46) 99108-4457

Menores temperaturas da região

Palmas -2,4ºC

Capanema 1,1ºC

Pato Branco 1,3ºC

Francisco Beltrão 2,5ºC

Cruzeiro do Iguaçu 3,2ºC

Menores temperaturas no estado

Palmas -2,4ºC

Pinhão -0,5ºC

Guarapuava -0,3ºC

São Mateus do Sul -0,2ºC

Cascavel 0,7ºC

*Fonte: Simepar

você pode gostar também
Deixe uma resposta