Rede estadual de ensino retoma aulas presenciais

8 mil alunos estão matriculados em escolas da rede estadual em Pato Branco

Depois de quase dois anos, os alunos das escolas públicas estaduais retornaram as aulas presenciais nessa segunda-feira (7). Em Pato Branco, as escolas deverão receber cerca de 8 mil alunos, matriculados no Ensino Fundamental, Médio Regular com o primeiro ano já inserido no Novo Ensino Médio, educação profissional e escolas cívico militares.

Até o início da tarde, a estimativa do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco é de que as escolas contavam com cerca de 98% de ocupação em média. De acordo com Iara Lucia Tecchio Mezomo, chefe do Núcleo de Educação, parte dos ausentes são alunos que ainda não efetivaram suas matrículas.

Para o retorno, que está sendo totalmente presencial, as escolas estão obedecendo a protocolos de prevenção a covid-19 como uso obrigatório de máscaras, o reforço da higienização das mãos com álcool em gel, além de cuidados internos de distanciamento social. Ainda segundo Iara, não estão sendo exigidos comprovantes de vacinação contra covid-19 para a frequência nas aulas. “O que os professores estão recomendando é que os alunos façam as vacinas de acordo com as suas idades”, completou a chefe do núcleo.

Matrículas

Mesmo que vários prazos tenham sido estabelecidos, muitos pais de alunos tiveram dificuldades em realizar matrículas e rematrículas. Por conta disso, os trâmites ainda podem ser feitos junto as escolas. Porém, Iara aponta que matrículas tardias podem submeter o aluno a disponibilidade de vagas na escola de sua preferência. “Esses alunos que não efetivaram sua matrícula no tempo hábil pode ser que tenham que mudar de escola, pois as vagas vão sendo preenchidas. Então é importante que os pais acompanhem os cronogramas das escolas, de matrícula, rematrícula e efetivação. Mas aquele aluno que não fez matrícula nem em dezembro, nem em janeiro, procure a escola agora. Quem sabe não tenha a vaga ao lado da casa dele, mas o Estado é garantidor das vagas e ele vai estudar na rede estadual” detalhou Iara.

Novo ensino médio

O ano letivo também marca o início da nova matriz curricular do ensino médio no Paraná. Segundo Iara, a implantação será gradativa, sendo em 2022 aplicada apenas para o primeiro ano. Em 2023 deve ser aplicado também ao segundo ano e em 2024 ao terceiro ano.

A mudança mais significativa é o aumento da carga horária de 800 para 1000 horas anuais, por incluir o conteúdo dos cinco itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e ciências sociais aplicadas, formação técnica e profissional. “Eles possibilitarão aos estudantes escolherem em qual área querem se aprofundar. Ao longo de todo o ensino médio eles terão esses itinerários, podendo variar para identificar as necessidades e interesses”, disse Iara.

As horas extras correspondem a uma sexta aula. Em Pato Branco, a sexta aula será ministrada as segundas-feiras, no contraturno, nas escolas Agostinho Pereira, Colégio Estadual de Pato Branco (CEPB) e São Roque do Chopim, por conta do transporte escolar. Nas demais escolas, a aula será acrescida no turno regular.

você pode gostar também
Deixe uma resposta