Semana da pessoa idosa reforça compromisso por políticas de evelhecimento saudável

Pato Branco vai dedicar uma semana de atividades voltadas à terceira idade a partir da segunda-feira (27), quando é comemorado o Dia Nacional do Idoso. A programação se estenderá até 1º de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Patrícia Bellé, do Comitê Gestor da Cidade Amiga do Idoso de Pato Branco, fala em uma semana de valorização da população idosa. “Afinal, respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito.”

Durante a semana, haverá atendimentos exclusivos para idosos nas unidades de saúde, atividades esportivas com apoio das secretarias de Esporte e Lazer e Assistência Social, atividades culturais, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, e o lançamento do projeto para construção do Centro de Referência e Cidadania ao Idoso, no local da creche do São Cristóvão. Este projeto já conta com apoio da deputada federal Leandre Dal Ponte e deve reestruturar o espaço para ser uma unidade fornecedora de atividades à terceira idade.

Na terça-feira (28), o Município vai reafirmar o compromisso assumido em 2017, junto a Organização Mundial da Saúde (OMS), para o Programa Cidade Amiga do Idoso. Naquela ocasião fizeram parte do estudo que deu ao município de Cidade Amiga do Idoso, os clubes rotários e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Na quarta-feira (29), haverá uma homenagem às pessoas centenárias e no dia 1º de outubro, quando é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, o município participará do lançamento da década do Envelhecimento Saudável, da OMS/PAS.

“Pato Branco já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como Cidade Amiga do Idoso, esse termo de comprometimento do prefeito é que dará continuidade as práticas amigáveis a pessoa idosa. Temos muitos projetos bem auspiciosos para iniciar”, destacou Patrícia.

Todos os idosos são convidados a participar das ações.

Dúvidas podem ser sanadas junto ao Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (46) 9123-3705.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.