Taxa de positividade dos testes de covid variam de 35 a 40%

O boletim diário do coronavírus divulgado pela Secretaria de Saúde de Pato Branco nessa quinta-feira (27), mostrou a confirmação de 372 novos casos de covid-19 em 24 horas. Neste período foram liberados os resultados de 808 testes coletados, ou seja, 46% das pessoas que receberam o resultado ontem, positivaram.

O percentual apresentado no último boletim ficou um pouco acima do coeficiente do que a chefe do Setor de Epidemiologia, Tatiany Zierhut descreveu durante a reunião do Comitê de Enfrentamento da Pandemia, na manhã de ontem. Contudo, os números do último boletim, refletem a realidade momentânea, a do crescente nos casos positivados.

De acordo com Tatiany, aproximadamente 450 testes são realizados por dia no Centro de Testagem do Ginásio Dolivar Lavarda, no bairro La Salle. Somente levando em conta do dia 14, quando iniciou a ação de testagem no local, até a manhã dessa quinta, foram realizadas 4.596 coletas, e com isso, uma média de positividade variando de 35 a 40%.

“Percebemos que o número de pessoas que procuram o atendimento nos últimos dias, tem aumentado significativamente”, ao que a chefe de Epidemiologia completa “já tivemos um aumento muito grande no número de positivos.”

A preocupação de Tatiany tem uma explicação, de 10 a 16 de janeiro deste ano, a taxa de positividade chegou a 61%; já na semana seguinte (17 a 23 de janeiro), houve uma queda para 43,3%, contudo, a atual semana que iniciou no dia 24 e segue até o domingo (30), pelo boletim epidemiológico já atingiu o patamar de 40%.

Os índices são representados pelos casos positivados, que na segunda e terça-feira ficaram acima de 300 casos, na quarta-feira, chegou a 202 casos e ontem, se aproximou de 400. Assim, Tatiany resume que a alta procura para a realização de testes está de fato tendo reflexos, e sendo representados pela “transmissão bem alta no município, bem como a taxa de positividade.”

Para que os números voltem a cair medidas já amplamente difundidas é o que defende a secretária de Saúde, Lilian Brandalise. A isso se aplicam o uso de máscara, de álcool 70, lavagem de mãos, evitar aglomerações e vacinação com todas as doses disponíveis.

Lilian afirma que o objetivo no momento é de que o número de novos casos não volte a subir nas próximas duas semanas, o que representaria a estabilização na proliferação do vírus, para na sequencia buscar uma baixa gradativa nos casos. 

Baixa de profissionais

O aumento dos casos voltou a atingir a categoria que desde o início vem trabalhando no tratamento da doença. Neste momento, muitos profissionais da saúde, pública e privada estão contaminados com vírus.

Lilian pediu compreensão da população a este momento de equipes desfalcadas. “Muitos profissionais da nossa equipe tanto da atenção primária, como da UPA [Unidade de Pronto Atendimento] estão positivados, não temos como repor. É impossível”, afirma a secretária falando novamente em falta de profissionais para atender a demanda.

Volta às aulas

Durante a reunião do comitê de ontem, também foi relatada a reunião de outro comitê, o da Educação, realizado na semana passada.

Nele foi debatido o retorno às aulas no município, que segue sendo mantido de acordo com a programação das redes pública e privada.

Conforme Lilian neste momento não será exigido o comprovante de vacinação para as crianças, uma vez que nem todos foram contemplados com a faixa etária de vacinação, também pelo dato de que as doses que chegaram ao município não atendem toda a demanda, uma vez que levantamento do programa de Imunização do Município aponta aproximadamente 8 mil crianças na faixa de vacinação preconizada, e até o momento foram vacinados 2 mil.

Durante a reunião do comitê, o diretor de Vigilância em Saúde, Rodrigo Bertol relatou ainda que vem sendo estudada uma portaria para a situação da educação, contudo, o indicativo é de que as aulas devem iniciar de forma presencial normalmente.

Também se estuda a recomendação para que os centros de educação superior exijam a comprovação de vacinação de seus alunos para acesso a instituição. No entanto, tudo ainda deve ser oficializado na portaria a ser publicada nos próximos dias.

você pode gostar também
Deixe uma resposta