Você sabe como são registrados os casos suspeitos de covid-19?

Mesmo após mais de um ano do início da pandemia de covid-19 no mundo, muitas pessoas ainda não sabem como são definidos os casos suspeitos que observam no boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura diariamente. O número de suspeitos vem registrando altos índices desde o final de maio, sendo que na semana epidemiológica entre 21 e 27 de junho, o boletim marcava 1.323 notificações de possíveis infectados.

A enfermeira Tatiane Zierhut, que atua no setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Pato Branco, fala que todos os pacientes que procuram os serviços de saúde com sintomas sugestivos de covid são orientados a realizar a coleta do exame para detectar o vírus, e esse paciente é considerado suspeito até que o resultado seja liberado. “Se der negativo é descartado e se positivar, passa a fazer parte dos casos ativos da doença, até fechar o décimo dia do início dos sintomas”.

Uma das possíveis causas desse número elevado de suspeitos de covid-19 a partir de maio é a época do ano que estamos passando, onde é comum pessoas com outros problemas respiratórios procurarem ajuda médica. Alguns sintomas iniciais da covid-19 são iguais aos sintomas de um resfriado, gripe e outras doenças, o que dificulta o diagnóstico e aumenta a demanda do sistema de saúde. “Todo o paciente com sintomas sugestivos de covid-19 fica em isolamento, mesmo que seja um paciente crônico de outra doença, precisa seguir os protocolos e aguardar o resultado”, fala a enfermeira.

Exames da rede privada

Tatiane avisa que os pacientes que estão aguardando o resultado dos exames precisam cumprir o isolamento, mesmo que sem sintomas, feitos na rede privada ou através do Sistema Único de Saúde (SUS). Os exames PCR’s e antígenos feitos nos laboratórios particulares demoram 24h e 48h respectivamente para serem liberados, e “algumas vezes são descartados apenas um dia após o resultado do exame”. Ela também comenta que após ter o resultado negativo, é aconselhável estar assintomático por 24 horas, sem uso de medicamentos, para retornar ao trabalho. Para as pessoas que forem positivadas, precisam cumprir o período de isolamento de dez dias, e se estiver bem e assintomática, deve esperar as 24 horas para retomar a rotina fora de casa. Aqueles que terminam o período de isolamento e continuam com sintomas, são orientados a procurar o serviço de saúde para nova consulta.

Dependência da liberação do Lacen

Desde o início da pandemia até agora, podemos verificar maior agilidade na entrega dos resultados de exames que detectam a covid-19. Os testes realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS) são enviados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) e dependem da devolutiva, que pode levar até sete dias. Segundo Tatiane, em 2020, alguns resultados demoraram 13 dias para ser entregues, quando havia apenas o PCR para identificar a contaminação pelo vírus.

Neste ano, a Unidade Sentinela de Atendimento para casos de covid-19 em Pato Branco passou a usar também os testes antígenos, que possibilita o diagnóstico em tempo real. “Os pacientes que testam positivo já passam a integrar o boletim como confirmados, enquanto os pacientes negativados fazem o PCR para garantir que não estão infectados. Temos uma taxa de 3% de falsos resultados com os antígenos, é bem baixa”, comenta ela.

Os exames antígenos podem ser coletados entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas, enquanto o PCR vinha sendo coletado entre o terceiro e sétimo dia, com o resultado demorando entre cinco e sete dias para ser liberado. Tati informa que atualmente houve uma mudança na orientação que vem do Secretaria de Saúde do Estado, permitindo que o PCR também seja coletado a partir do primeiro dia de sintomas, “então estamos organizando o município para aderir essa alteração no protocolo”.

Mudança na normativa

A enfermeira fala que anteriormente acreditava-se que a coleta do PCR feita nos primeiros dias não apresentava boa resposta, mas que com os estudos avançando, pode-se saber que existe essa possibilidade e não há alterações comprovadas ou diferenças entre os dias de coleta. “Os exames estão aí para ajudar, coletamos o antígeno já no primeiro dia e quando dá negativo, passamos para o PCR, mas precisamos respeitar um período de 12 horas entre uma coleta ou outra, então vamos ordenar isso com o município para efetivar a normativa”.

Mesmo com o resultado do antígeno negativo, Tatiane fala que é necessário aguardar o resultado do PCR para descartar o caso e retira-lo do boletim epidemiológico. “Esperamos a liberação do Lacem, as vezes liberam vários exames em um dia, e outras vezes demora mais”.

Ultima semana epidemiológica

Com a alta taxa de casos suspeitos desde o inicio de maio, a última semana epidemiológica registrada, entre 28 de junho e 4 de julho, o município obteve queda nas notificações, tendo 954 casos notificados no sistema de saúde. “Reduziu a procura e fechamos a semana com 318 casos confirmados, uma semana com queda é um bom sinal, mas não quer dizer que devemos diminuir os cuidados”. Ela orienta que a população continue usando máscaras, mantendo distanciamento social e evitando aglomerações, mesmo quando vacinados. “A vacina não protege 100%, para que tenha uma boa proteção são necessárias as duas doses e demora um tempo para ter a eficácia”, continua.

Óbitos

Um ponto enfatizado por Tatiane também é a questão da alta taxa de óbitos em maio, “na semana retrasada fechamos com 23 mortes, a maior taxa desde o inicio da pandemia, agora houve uma redução novamente e na ultima semana registramos oito óbitos, uma grande diferença”. Ela comenta que essa alta taxa é fruto dos autos índices de casos positivos de 20 dias atras, em que muitos pacientes tiveram casos graves e evoluíram a óbito. Nesse momento, a enfermeira pede que a população tenha maiores cuidados, pois o inverno demanda que todos fiquem em alerta.

*Com supervisão de Marcilei Rossi

você pode gostar também
Deixe uma resposta