Volta às aulas 2022: e a recuperação da aprendizagem

Secretarias das escolas retomam atividades ainda este mês, enquanto que Semana Pedagógica será em fevereiro

Com praticamente dois anos letivos de afastamento do convívio entre professores e alunos, 2022 promete ser um ano desafiador na educação, uma vez que nele devem começar de fato ser estabelecidos padrões referentes às perdas educacionais impostas pela pandemia de covid-19.

Mais que isso, as estratégias de aprendizagem deverão ser promovidas para minimizar os impactos da pandemia nos estudantes, o que na rede municipal de ensino implica em dizer, a formação base, que irá acompanhar os estudantes pelos anos seguintes.

A secretária de Educação e Cultura de Pato Branco, Simone Painin afirma que o foco da Semana pedagógica deste ano será justamente direcionada a recuperação dos alunos.

Segundo ela, o trabalho com professores e equipe pedagógica de escolas e Centros Municipal de Educação Infantil (Cmeis) está programado para acontecer ainda na primeira semana de fevereiro, uma vez que no dia 9, as aulas serão retomadas.

“Faremos a formação para o Ensino Fundamental I, mas também para a Educação Especial e para a Educação Infantil. Cada um na sua área específica, mas todos, observando o comportamento [os efeitos] da pandemia”, afirma a secretária ao comentar que aproximadamente 8.800 alunos de zero a 11 anos, o que envolve do maternal ao 5º ano, estão sendo aguardados no início do ano letivo.

Para que o ambiente escolar esteja adequado para receber os estudantes, já em 26 de janeiro, as secretarias serão reabertas, para a documentação escolar.

Estimulação precoce

De acordo com Simone, o trabalho a ser implantado neste ano na educação infantil leva em conta a estimulação precoce, quando o ambiente escolar detecta certas necessidades de aprendizagem da criança e esta é encaminhada para salas especializadas.

A intenção segundo Simone é de que com esta avaliação desde pequenos, os alunos ao chegarem no Ensino Fundamental consigam acompanhar com maior facilidade a formação.

Para tanto, o Município trabalha para a implantação de três salas de atendimento da estimulação precoce, todas em escolas distintas.

Tempo integral

A intenção também é de retomar a formação em tempo integral, que vinha sendo aplicada antes da pandemia. “Não vamos conseguir implantar em todas as escolas, porque não temos salas suficientes para a demanda que é grande”, revela Simone, ao comentar a realidade do Ensino Fundamental I.

Por sua vez, a Educação Infantil, esta sim, a promessa é de que seja retomado de fato em todas as unidades o tempo integral.

Ainda com relação a matrículas para Cmeis, Simone reforça que pais e responsáveis devem realizar o cadastro no site do município (https://patobranco-educa.ids.inf.br/vagas/#/paginainicial), uma vez que preenchendo os critérios das vagas, os pais são chamados para a efetivação da matrícula.

Também de acordo com a secretária, vem sendo priorizado a matrícula da criança em uma unidade próxima a residência, uma vez que “conforme eles [pais e responsáveis] fazem o cadastro, já é colocado o local, mas se sobrar vagas, vamos chamando os alunos que estejam em outros bairros, para ver se os pais aceitam ou não.”

Foto: Secom SC

você pode gostar também
1 comentário
  1. Lindomar Diz

    É engraçado dizerem “impostas pela pandemia”, sendo que quem está impondo coisas idiotas são políticos e judiciário. Mas calma é tudo para seu bem. É tudo por amor.

Deixe uma resposta