Pediatra de Pato Branco alerta para riscos no sono do bebê

Pediatra de Pato Branco alerta para riscos no sono do bebê

Compartilhar a cama e manter travesseiros, cobertas e outros objetos próximos à criança exige atenção das famílias

pediatra carolina sotopietra
A pediatra Carolina Cecilia Coelho Sotopietra orienta famílias sobre cuidados para garantir um sono seguro aos bebês em Pato Branco.
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco orienta famílias a adotarem cuidados para garantir um sono seguro aos bebês e reduzir riscos de óbitos nessa faixa etária. A pediatra Carolina Cecilia Coelho Sotopietra alerta que o local e a forma de dormir são decisivos para a segurança.

Carolina, que atua no Programa Mãe Pato-branquense, destaca que os bebês não conseguem se proteger durante o sono de situações que podem parecer simples para um adulto. Por isso, as famílias devem seguir corretamente as orientações dos profissionais de saúde.

Entre os pontos que exigem atenção está o compartilhamento da cama com o bebê. Movimentos involuntários durante a noite, travesseiros, cobertas e até o corpo de um adulto podem bloquear a respiração da criança.

Algumas situações aumentam os riscos durante o sono

Segundo a pediatra, determinados fatores podem aumentar ainda mais os riscos quando o bebê divide a cama com um adulto. Entre eles estão o cansaço excessivo, o consumo de bebida alcoólica, o tabagismo e o uso de medicamentos que provocam sonolência.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a atenção ao ambiente onde o bebê dorme faz parte dos cuidados necessários para proteger a saúde e a segurança dos lactantes.

Bebê deve dormir de barriga para cima

A orientação destacada pela pediatra, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é colocar o bebê para dormir de barriga para cima, em seu próprio berço e sobre uma superfície firme.

O espaço também deve permanecer livre de objetos soltos. Protetores de berço, travesseiros, bichos de pelúcia, almofadas e cobertores que possam cobrir o rosto da criança não devem ficar ao redor do bebê durante o sono.

Para Carolina Cecilia Coelho Sotopietra, cuidados com o local, a posição e os objetos próximos ao bebê podem fazer diferença na segurança durante o período de descanso.

Famílias devem seguir orientações de saúde

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que famílias com bebês em casa permaneçam atentas às orientações dos profissionais. A adoção correta desses cuidados busca oferecer mais proteção durante o sono e reduzir situações de risco nessa faixa etária.


Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Noticias relacionadas

Siga-nos

Artigos

Últimas noticias

Câmbio & Bolsa

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Euro (EUR) Carregando...
Ibovespa Carregando...
Atualização --

Segurança

Assine nossa Newslletter