O planejado – Pelo Paraná 23/08/2023

O planejado
O governador Ratinho Junior voltou a afirmar que o modelo do pacote de concessões rodoviárias do Estado é exemplo para o País, de acordo com o Ministério dos Transportes. Segundo o governador, o pacote foi montado de uma maneira que seja capaz de atrair grandes empresas ou consórcios para o leilão, ao mesmo tempo que estabelece garantias de investimentos para que as obras sejam executadas conforme o planejado.

Menor preço
Para conseguir atrair os interessados com alta capacidade de investimento, os lotes foram pensados agrupando rodovias estaduais e federais.O edital prevê que vença a empresa ou o consórcio que oferecer o menor preço de tarifa de pedágio, mas que também apresente garantias financeiras de que será capaz de executar todas as obras.

Personalidade
O vice-governador Darci Piana foi homenageado pela Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic) com o título Personalidade Aecic 2023, que reconhece o trabalho de empresários e lideranças paranaenses que contribuem com o desenvolvimento de Curitiba e do Paraná. “Quero agradecer a Aecic por esta homenagem e esse trabalho extraordinário na Cidade Industrial, que tanto tem ajudado a nossa Capital e o nosso Estado a crescerem e se desenvolverem”, salientou Piana.

Inclusão e solidariedade
Nesta quarta-feira, colaboradores da Aker Solutions, multinacional da indústria de energia que atua no Paraná, participam de uma ação voluntária, em parceria com o Coletivo Inclusão, que vai levar apresentação de teatro, dinâmicas e doações de mantimentos a alunos da Escola Amor Perfeito Centro, mantida pela APAE de São José dos Pinhais. A atividade faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada de 21 a 27 de agosto.

123 Milhas
O Procon do Paraná notificou a 123 Milhas após a suspensão da emissão das passagens dos pacotes aéreos de setembro até dezembro. Em vez de devolver os valores pagos, a empresa deu apenas a opção de vouchers para serem usados a partir de 2024. A prática é considera ilegal e fere o Código de Defesa do Consumidor. A 123 Milhas terá 20 dias para responder os questionamentos, e após isso, poderá ser multada entre R$ 900 e R$ 12 milhões.

PIÁ
O Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma inovadora desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em parceria com o Governo do Estado, é finalista no Prêmio iBest 2023. A premiação, que reconhece os destaques no cenário digital brasileiro, selecionou o PIÁ na categoria Governo Estadual.

Prêmio iBest
Prêmio iBest é considerado a maior referência no reconhecimento do melhor na internet no país. Tem como missão apresentar aos brasileiros os melhores do universo digital, considerando a presença unificada em diversas plataformas digitais. O iBest é considerado um termômetro das tendências e das grandes ideias que estão moldando o futuro do universo online.

Helioponto
O Heliponto para serviço de Transporte Aeromédico de Ibaiti está em fase final de construção. O Heliponto de Ibaiti será o primeiro no Paraná, para uso do transporte aeromédico, a ser erguido fora dos limites de um aeroporto. Em fase de testes de iluminação noturna e demais mecanismos de segurança aérea, a previsão é de nos próximos meses o helioponto esteja apto para operar.

De partida
O secretário de Planejamento, Guto Silva, pode se filiar ao MDB. O convite já foi feito e o ex-parlamentar estadual está pensando na possibilidade de entrar no partido presidido no Paraná pelo deputado estadual Anibelli Neto. Em 2022, Guto Silva chegou a ser pré-candidato ao Senado Federal. Guto é empresário, professor universitário, consultor internacional de empresas e foi deputado estadual por dois mandatos (2015 a 2022) . Foi também secretário-chefe da Casa Civil do Estado de 2019 a 2022.

Cidadão honorário
Os deputados estaduais Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (MDB) apresentaram um projeto de lei para conceder o título de cidadão honorário do Estado do Paraná ao ex-presidente da República, Michel Temer (MDB). A construção da segunda ponte ligando Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu, e a abertura de novos cursos de medicina no Paraná – foi algumas das contribuições de Temer enquanto presidiu a república.

Plano de carreira
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou em primeiro turno um substitutivo geral ao projeto de lei que cria um novo plano de carreira para os servidores públicos. O texto avalizado pelos vereadores contempla avanços como percentuais maiores para o avanço de carreira horizontal e vertical, respeito aos afastamentos por doença grave e acidente de trabalho e reequilíbrio salarial para 10 das 125 carreiras abrangidas pelo plano de carreira do Executivo.

Agricultura familiar
O Centro de Comercialização da Agricultura Familiar de Cândido de Abreu foi inaugurado na última semana. O espaço vai operar como mercado para comercialização de produtos da agricultura familiar. Esses locais funcionam como canais de distribuição. O Centro de Comercialização da Agricultura Familiar está em funcionamento no centro da cidade.

Brics
Começou nesta terça-feira (22) a 15ª cúpula dos Brics. Participam os presidentes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na capital do país sul-africano. Segundo o Itamaraty, o encontro terá três temas principais: tratar da expansão do bloco, discutir questões específicas do continente africano e debater o uso de uma moeda comum para tratar as transações comerciais entre países do grupo.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.