Onibus 100% elétrico – Pelo Paraná 31/08/2023

100% elétrico
A Prefeitura de Curitiba iníciou os testes com o ônibus 100% elétrico da Volvo, dentro do programa de descarbonização da frota do transporte público da capital. Durante o evento, a Volvo anunciou investimentos futuros de R$ 250 milhões para produção dos primeiros ônibus elétricos na fábrica da montadora na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Segundo o presidente da Volvo Buses na América Latina, André Marques, o projeto para desenvolvimento de uma plataforma local já está em andamento.

Ação civil
O governo do Paraná entrou com ação civil pública contra a 123 Milhas. A ação é decorrente da suspensão da emissão de passagens dos pacotes promocionais de viagens pela empresa, o que já rendeu uma notificação pelo Procon-PR. O valor proposto é de R$ 5,5 milhões. “A medida visa garantir o cumprimento dos contratos firmados com os consumidores”, afirmou Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania.

Confiante
Pesquisa realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) mostra que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) paranaense cresceu 0,6% em agosto. O resultado interrompe a sequência de quedas, iniciada em dezembro do ano passado, e volta à zona de satisfação, acima dos 100 pontos.

Eleições municipais
O presidente do MDB do Paraná, deputado Anibelli Neto, confirmou que o partido está conversando com diversas lideranças para protagonizar as eleições municipais de 2024, principalmente nas 10 grandes cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Toledo, Guarapuava e Paranaguá. A proposta é lançar candidato próprio nas principais cidades, afirma Anibelli.

Sem atendimento
A Receita Federal anunciou a suspensão temporária de atividades em 12 agências que estão em cidades do Paraná e de Santa Catarina. De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, a suspensão das atividades acontecerá por causa da falta de servidores. A Receita justificou a suspensão alegando que existe dificuldade em repor o quadro do funcionalismo público a redução constante no número de atendimentos presenciais.

Sem atendimento II
De acordo com a publicação, a suspensão das atividades será válida até 31 de dezembro de 2024. Os atendimentos presenciais serão redirecionados para outras agências ou pontos de atendimento virtual. No Paraná as agências afetadas são nas cidades: Ibaiti, Jacarezinho, Cianorte, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Irati e União da Vitória.

Bom trabalho!
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) alcançou a marca de 30 milhões de horas cursadas nas capacitações a distância desde a criação, em 2010. De acordo com a diretora de Educação Profissional e Promoção Social da instituição, Janete Almeida, o resultado reflete o trabalho do Senar aliado à dedicação e o comprometimento de alunos de todo o país, que buscam no Senar o conhecimento necessário para transformar a vida no campo e impulsionar a produtividade e a inovação no agro.

Intimados
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) intimou o Podemos e o União Brasil a apresentarem informações no processo movido pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acusa o ex-juiz e senador Sérgio Moro (União) de abuso do poder econômico nas eleições de 2022.

‘Conexão’
Em junho, o desembargador Mário Helton Jorge, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), uniu as ações dos dois partidos, que pedem a cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil). O magistrado viu ‘conexão’ entre as imputações das legendas ao ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça – suposto abuso de poder econômico e caixa 2.

Comércio exterior
A Fecomércio, por meio de rodadas de negócios e viagens, estimula empresas paranaenses a estreitar laços comerciais com outros países. Os encontros são dos mais diversos segmentos visando o comércio exterior. Nesses encontros representantes dos países explicam a situação econômica, o funcionamento do mercado, os incentivos à exportação, as oportunidades de negócios e os produtos ou serviços que interessam em comercializar com o Paraná e com o Brasil.

STJ
Lula decidiu indicar para a vaga de Félix Fischer no STJ, destinada a integrantes da OAB, a advogada Daniela Teixeira. O nome da jurista era dado como certo na disputa por uma cadeira na Corte há meses. No STJ, o petista ainda terá de escolher dois nomes de desembargadores de uma lista de quatro selecionados pela corte para vagas da Justiça Estadual.

Orçamento equilibrado
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Orçamento de 2024 está fechado e será encaminhado ao Congresso nesta quinta-feira, prazo constitucional para o envio da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Segundo ele, a proposta de déficit zero nas contas do governo está mantida. “Já fechado com o Planejamento. A área econômica toda. O Orçamento está indo equilibrado”, afirmou Haddad, que confirmou ainda que há medidas adicionais de aumento de arrecadação a serem propostas.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.