Posicionamento criterioso a favor da população e do meio ambiente marca primeiro ano de mandato de Eduardo Dala Costa

“Desde cedo entendi que fazer parte do Legislativo é ser a ponte para que as demandas da população cheguem ao Executivo”, afirmou – Foto: Assessoria

Assessoria

Nascido em família atuante na política pato-branquense, Eduardo Albani Dala Costa (MDB) é o quarto vereador entrevistado para a série de matérias da Câmara Municipal de Pato Branco, que têm o objetivo de apresentar os trabalhos realizados durante o ano e garantir a transparência das ações do Legislativo para os cidadãos.

Eduardo conta que cresceu ouvindo seu pai e tios conversando sobre política e assuntos ligados à administração municipal, nos encontros de fim de semana. “Desde cedo entendi que fazer parte do Legislativo é ser a ponte que a população necessita para que suas demandas cheguem ao Executivo”, afirmou.

Foi com essa visão, aliada ao pensamento jovem, que traz renovação à política, que o vereador assumiu, pela primeira vez, uma das cadeiras da Câmara de Vereadores. E, ao fim do primeiro ano de mandato, ele afirma continuar com posicionamentos firmes neste sentido.

No início de 2021, período mais crítico da pandemia, quando o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19, até então estabelecido pelo Governo Federal, ainda não era claro a ninguém, Dala Costa fez com que o prefeito municipal assinasse uma carta de intenção de compra da vacina, caso isso fosse possível. “Sempre acreditei que a vacinação em massa fosse ser a solução para o retorno das atividades, como está sendo comprovado no momento”, disse.

Outro momento que o vereador considera marcante para este ano, foi o seu posicionamento em relação à PatoPrev. Depois de ouvir boa parte do quadro de funcionários, cujos salários são inferiores a R$ 2,5 mil e não ter atendida sua solicitação de informações mais densas sobre o regime de previdência em vigência, ele defendeu a volta para o INSS. “Comparando os descontos existentes no regime geral aos apresentados pela atualização do executivo, entendo que essa seria a melhor opção para esses funcionários, que sofrem maior impacto com os descontos propostos”, acredita.

Projetos de Lei e Comissões

Defensor do meio ambiente e da sustentabilidade, Dala Costa apoia todos os projetos dos seus colegas que tratam desse assunto. “Como engenheiro ambiental e amante da natureza e todos os recursos que ela nos oferece, não poderia ser diferente”, acredita. Entre os Projetos de Lei que apoia, o mais recente deles diz respeito à construção de ciclovias, oferecendo segurança aos ciclistas e incentivando a prática da atividade física, melhorando a mobilidade urbana e reduzindo a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

Autor do Projeto de Lei nº 121, de 2021, “Código de Endereçamento Rural (CER)”, Dala Costa volta seu olhar a população que vive na zona rural de Pato Branco e que, por falta de catalogação de vias, logradouros, comunidades e correspondentes, sofrem, pela acessibilidade reduzida, a falta de serviços públicos essenciais. Esse projeto, que visa a organização de um banco de dados com repositórios dessas informações, deve viabilizar a elaboração de mapas e rotas para acesso dos serviços essenciais às propriedades rurais através da geolocalização por GPS.

Outro projeto, que está inserido junto aos vereadores Romulo Faggion (PSL) e Maria Cristina Hamera (PV), é o Projeto de Lei nº 165, de 2021, que institui o Programa IPTU Verde e que prevê descontos no IPTU dos munícipes que adotarem medidas sustentáveis em suas residências. “Com esse incentivo, as pessoas devem procurar ferramentas e dispositivos ambientalmente corretos que ajudem ao meio ambiente da nossa região. Por exemplo, placas fotovoltaicas, cisternas de água, reúso de água”, explicou.

Neste momento, Dala Costa é relator da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Pato Branco, a qual ajudou a abrir junto com mais três vereadores. Nela se apura supostas irregularidades de caráter administrativo no Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran). “Estou do lado do povo, da justiça e da verdade, sempre com renovação, trabalho e responsabilidade”, finalizou.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.