AGORA

População do Sudoeste cresce 0,7% e chega a 689 mil habitantes

A população do Sudoeste do Paraná registrou aumento de 0,7% em 2025, segundo levantamento da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), divulgado nesta quinta-feira (28). O estudo foi feito com base na nova estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aponta que os 42 municípios da região somam agora 689.348 habitantes, um crescimento de 4.985 pessoas em relação a 2024.

O desempenho da região superou as médias do Paraná, que cresceu 0,5%, e do Brasil, que teve aumento de 0,3% no mesmo período.

Maiores cidades do Sudoeste

Os maiores municípios em número de habitantes seguem sendo:

  • Francisco Beltrão: 102.312 habitantes
  • Pato Branco: 97.821 habitantes
  • Palmas: 50.238 habitantes
  • Dois Vizinhos: 47.589 habitantes

Essas cidades concentram boa parte da população regional e são polos de desenvolvimento econômico e social no Paraná.

Municípios com maior crescimento populacional

O levantamento da Amsop mostra que, proporcionalmente, os municípios que mais cresceram nos últimos 12 meses foram:

  • Vitorino: +2,6% (10.549 habitantes)
  • Santo Antônio do Sudoeste: +1,36% (24.980 habitantes)
  • Marmeleiro: +1,34% (16.605 habitantes)

Esse avanço demográfico reflete fatores como geração de emprego, expansão urbana e investimentos públicos e privados.

Municípios menores e queda populacional

Na outra ponta, os menores municípios em número de habitantes continuam sendo:

  • Boa Esperança do Iguaçu: 2.421 habitantes
  • Manfrinópolis: 2.790 habitantes
  • Pinhal de São Bento: 2.805 habitantes

Já as maiores quedas percentuais foram registradas em:

  • Coronel Domingos Soares: -1,6% (5.427 habitantes)
  • Honório Serpa: -1,4% (4.803 habitantes)
  • Boa Esperança do Iguaçu: -1,1% (2.421 habitantes)

Participação do Sudoeste na população do Paraná e do Brasil

Atualmente, o Sudoeste representa 5,8% da população do Paraná, que soma 11.890.517 habitantes. No cenário nacional, a população brasileira cresceu de 212 milhões para 213 milhões de pessoas.

Fonte: diariodosudoeste.com.br

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Gustavo Ferreira

Jornalista atuante em portais de notícias há 20 anos. Trabalhou como redator independente para diversas redações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *