Bom Sucesso do Sul comemora seus 29 anos de emancipação político-administrativa

Neste sábado (8), Bom Sucesso do Sul celebra seus 29 anos de emancipação político-administrativa. Apesar de comemorar seu aniversário no dia 8, o Município foi fundado em 1º de janeiro de 1993.

Com uma população estimada em 3.244 pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, Bom Sucesso do Sul é uma localidade que se destaca quando o assunto é espiritualidade. Isso porque conta com a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e com o famoso monumento do Cristo da Luz.

Além de ser uma ótima opção para fiéis, o Município também é muito conhecido por contar com locais tranquilos, seguros e de beleza incontestável, como é o caso do mirante abaixo do Cristo, que possibilita uma visão panorâmica de Bom Sucesso do Sul, e do Lago Municipal Parque dos Anjos, que conta com pista de caminhada, estrutura para prática de exercícios físicos e um local para descanso e diversão em família.

Bom Sucesso do Sul também é conhecido por sua forte atuação na agricultura, pois, em sua boa parte, seus moradores trabalham com a área. Além disso, o Município é muito lembrado pela tradicional Festa do Leitão Desossado, que já teve 14 edições e precisou ser interrompida pela pandemia de covid-19.

Para o prefeito Nilson Antonio Feversani, celebrar o aniversário de Bom Sucesso do Sul é também agradecer a todos que contribuíram e contribuem diariamente para uma cidade melhor, sejam as autoridades políticas, moradores, agricultores, empresários e bancos e cooperativas, “que sempre investem no município e prezam pelo nosso melhor”.

“A gestão municipal não se faz só com o prefeito, mas sim com todos os funcionários, que estão sempre agregando para o crescimento do município ao fazer nossa cidade melhor e mais bonita, e com os moradores, que contribuem para a construção do município”, comenta.

História

A história de Bom Sucesso do Sul começou muito antes de sua emancipação da qual lhe tornou Município, ainda em 1929, quando um homem chamado José da Silva encontrou pelas terras uma fonte de água mineral — na época conhecida como lambedor. Por conta da descoberta, até o fim da década de 1940, o nome de Bom Sucesso do Sul era então, comunidade Lambedor.

Ao descobrir o local onde seus animais iam para beber água, famílias agricultoras de diversos lugares começaram a procurar pelas áreas férteis de água boa. Os primeiros a desbravar as terras do então Município foram os migrantes gaúchos, de origem italiana, e os imigrantes ucranianos e alemães, que além de dar início a atividade agricultora no local, também trouxeram sua cultura, que está viva até hoje em Bom Sucesso do Sul.

Até a década de 1940, a principal atividade no local era a criação de suínos. Depois, passaram a investir, também, no cultivo de milho, feijão, trigo e soja. Ainda no final da década, a atividade madeireira foi implementada na então comunidade.

Anos depois, passou a ser chamado distrito de Bom Sucesso. Então, somente em 1º de janeiro de 1993 passou a ser chamado Município de Bom Sucesso do Sul — o ‘Sul’ foi incorporado ao nome por já possuir uma localidade no Paraná chamada somente Bom Sucesso.

você pode gostar também
Deixe uma resposta