Cerca de 10% da população da micro de Pato Branco tem comorbidades

O 16º lote de vacinas contra a covid-19, previsto para chegar nesta quarta-feira à 7ª Regional de Saúde, dará início à vacinação de gestantes e pessoas com comorbidades

Nesta quarta-feira (5), a 7ª Regional de Saúde — que além de Pato Branco compreende outros 14 municípios — deve receber a 16ª remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado. Segundo informações da Regional, até o fechamento da edição ainda não havia a informação do quantitativo de doses que serão entregues.

Contudo, o que já se sabe, de acordo com a Agência Estadual de Notícias (AEN), é que esse lote contemplará grávidas, pessoas com comorbidades graves ou deficiência permanente severa, entre 55 e 59 anos de idade.

Conforme levantamento feito pelo Diário do Sudoeste junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Sudoeste há 23.670 pessoas com comorbidades.

Tendo em vista a estimativa populacional de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que entre os 15 municípios a população ultrapassa 260 mil habitantes, pode-se dizer que aproximadamente 10% tem alguma comorbidade.

Comorbidade

Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, são 11 grupos de comorbidades, incluídos como prioritários para vacinação: diabete mellitus, hipertensão arterial resistente, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática.

você pode gostar também
Deixe uma resposta