Em Mangueirinha, quem quiser escolher vacina da covid-19 vai para o fim da fila

Na última quarta-feira (28), a Prefeitura de Mangueirinha emitiu o Decreto Nº 264/2021, que determina inserir no fim da fila de vacinação os cidadãos do município que se recusarem ou escolherem receber a dose de vacina prevista e disponibilizada.

A iniciativa surgiu “considerando que a vacinação é uma ferramenta dentre as medidas utilizadas no combate a covid-19; que compete ao Município legislar sobre assuntos de interesse local; e que é imprescindível que os cidadãos recebam essa vacina”, diz o prefeito Elídio Zimerman de Moraes, por meio do decreto.

Ele acrescenta que, o fato de alguns cidadãos se recusarem a tomar a vacina, prejudica o andamento do Plano de Vacinação, bem como atrasa o avanço da imunização da população.

Com isso, fica definido em Mangueirinha que todo cidadão que procure a Secretaria Municipal de Saúde e se enquadre na lista do Programa de Imunização contra Covid-19, ou quando convocado da lista de espera vacina Covid-19, se recusar ou escolher o fabricante, assinará um termo de recusa e responsabilidade.

“O servidor que receber o cidadão lhe dará ciência deste decreto; o cidadão estará ciente que será realocado para o fim da fila do Programa de Vacinação, independente de qual imunizante estará disponível na data; o cidadão que se recusar a assinar o termo, o mesmo será assinado por dois servidores da Secretaria Municipal de saúde que presenciarem a recusa, servindo como testemunhas e será cumprido o que dispõe o decreto”, finaliza.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, até na sexta-feira (30), o município registrou 2.056 casos da covid-19. Desses, 1.988 estão recuperados, 49 não resistiram à doença e 19 encontravam-se com o vírus ativo.

Ainda, segundo o relatório, 2.530 pessoas tiveram exames descartados para o coronavírus em Mangueirinha; enquanto que 18 aguardam resultados.

você pode gostar também
Deixe uma resposta