Governador anuncia pavimento em concreto no trecho de Palmas a Clevelândia

Com investimentos de R$ 187 milhões, serão restaurados mais 40 quilômetros da PRC-280. Primeiro lote, que compreende o trecho de Palmas e Horizonte, está em fase de conclusão 

Redação com AEN

Na manhã da última terça-feira (7), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, apresentou um pacote de obras de infraestrutura de R$ 3,4 bilhões. Uma das ações é o segundo lote da restauração da PRC-280. Nos investimentos de R$ 187 milhões, o Estado pretende completar em pavimento de concreto, técnica whitetopping, o trecho de aproximadamente 40 quilômetros entre Palmas e Clevelândia. Segundo o governador, a meta é chegar até Pato Branco e abranger todo o Sudoeste.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, os investimentos na PRC-280 resolvem parte da defasagem de investimentos em infraestrutura na região. “O Sudoeste, assim como outras regiões do Estado, carecia de investimentos porque ficou presa a uma infraestrutura dos anos 80. Com isso estamos saneando, de forma sistemática e organizada, os problemas de logística para dar mais segurança aos motoristas que trafegam pela rodovia e garantir novas oportunidades à população”, conclui.

No pacote anunciado pelo chefe do Estado, ainda estão as reformas de doze pontes do sudoeste. Mais de quatorze municípios serão beneficiados, entre eles Francisco Beltrão, Marmeleiro, Pato Branco, Realeza, Itapejara D’Oeste e Dois Vizinhos. As obras acontecem divididas em dois processos licitatórios de Concorrência Pública, onde o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), analisará as propostas e documentação apresentados pelas empresas concorrentes na última semana. Para a reforma das pontes, serão investidos R$ 9,4 milhões. Entre as pontes anunciadas estão a ponte sobre o Rio Caçadorzinho (entre Pato Branco e Vitorino), sobre o rio Vitorino na PRC-493 em Itapejara d’Oeste, sobre o rio Santana, também na PR-493. Na PRC-280, está na lista das reformas, a Ponte sobre o rio Pinheiro, rio Forquilha e rio Marmeleiro.

Há ainda, o pacote de mais de 13 quilômetros de terceiras faixas que estão sendo finalizados na PRC-280. Com investimento de R$ 26,8 milhões em recursos do Avança Paraná, em financiamento contratado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Obras de pavimentação em concreto da PR-280 em Palmas – Crédito: Ari Dias/ AEN

Whitetopping

A técnica implantada no trecho que compreende o Trevo do Horizonte, e Palmas, é inovadora em rodovias estaduais e tem atraído outras gestões no país. O modelo de uso do pavimento asfáltico como base adaptada para o concreto, tem sido referência pela inovação, como disse Ratinho Junior. “Recebemos delegações de Minas Gerais e agora do Rio de Janeiro que vieram conhecer a modelagem, o maquinário e a tecnologia utilizados”.

A obra faz parte do primeiro lote de restauração da rodovia e já está em fase de conclusão. Com investimentos de R$ 107 milhões, em recursos financiados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, ela integra o programa do Governo do Estado, Avança Paraná.

A via que é utilizada como ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a Capital e o Litoral, escoa a produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose até o Porto de Paranaguá. Segundo o gerente de obras e serviços do DER-PR, Paulo Roberto Melani, faltam poucos detalhes. “Estamos finalizando sinalização horizontal, vertical e sarjetas. A obra deve estar concluída definitivamente em 60 dias”. 

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