Maçãs produzidas em Palmas começam a ser colhidas

Nesta safra, expectativa é de que a produtividade da fruta diminua; muita chuva na florada e seca no restante do cultivo são os principais motivos para a queda na produção

Nessa segunda-feira (24), produtores de maçã de Palmas iniciam, com maior intensidade, a colheita da fruta no município. Nesses primeiros dias, o trabalho acontecerá nas regiões mais baixas de Palmas, com a colheita da Gala, que segue em fevereiro no Horizonte. Durante todo o mês de março e início de abril, produtores começam a coleta da Fuji.

De acordo com o diretor técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Ivanir Dalanhol, algumas maçãs, de variedade precoce, já vêm sendo colhidas em Palmas desde dezembro.

Para esta safra (2021/2022), a expectativa dos produtores não é positiva. Segundo Dalanhol, questões climáticas impactaram diretamente no desenvolvimento da fruta, o que ocasionará na diminuição de produtividade.

“Nós tivemos duas situações que atrapalharam. A primeira foi bastante chuva na florada, em outubro. Com muita água, as abelhas não conseguiram polinizar e ai não fixou a fruta. Essa situação aconteceu não só em Palmas como em todo Brasil. Já o segundo evento foi a seca. A fruta não cresceu, perdeu em peso e ficou sem calibre. Com isso, perdemos em preço porque a fruta miúda remunera menos”, explica.

Diante dos problemas enfrentados nesta safra, estima-se que sejam colhidas cerca de nove mil toneladas. No período anterior (2020/2021), foram colhidas mais de 12 toneladas de maçã.

Conforme Dalanhol, esse índice pode mudar, uma vez que a colheita ainda não acabou. Porém, mesmo assim, ‘o produtor está bem preocupado, inclusive para conseguir cumprir com os contratos de custeio que tem. Daqui a pouco vence e tem que pagar”.

Entre as variedades, a expectativa é de que a Fuji ainda se desenvolva mais e venha a mudar as projeções da safra. Isso porque nos últimos dias têm chovido mais, o que ainda altera no crescimento da variedade, uma vez que possui um ciclo mais longo.

Qualidade da fruta

Mesmo que apresente um tamanho menor, a qualidade da maçã do Sudoeste é muito boa. “Como nós tivemos poucos eventos de granizo na região e com as temperaturas altas, temos uma qualidade boa”, comenta Dalanhol.

Repasse ao consumidor final

Com uma baixa na produção nacional da maçã, os valores que o consumidor final deve pagar pela fruta tendem a aumentar. Um outro fator que contribuirá para esse encarecimento do produto é a alta nas exportações.

“Ano passado foi exportado um volume grande mas poderia ter exportado umas 100 toneladas a mais. Só que aconteceu falta de contêiner e por isso, não conseguimos mandar tudo que tínhamos de contrato para a exportação. Esse ano tem uma boa previsão de exportação também, mas já está faltando contêiner, além de ter aumentado mais ainda o preço do aluguel por um”, conta.

Maçãs da safra passada

Em função do volume alto colhido na safra 2020/2021 e pela pandemia de covid-19, há muita maçã em estoque, principalmente a das categorias que são destinadas às escolas para a merenda escolar e para as cozinhas industriais. “Deu uma represada nas vendas porque muitos ambientes que consomem bastante maçã estavam fechados”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta