Mangueirinha celebra 75 anos com abertura de cápsula do tempo

Monumento construído em novembro de 1996 contém cartas, fotos e objetos de população da época, em especial, da comunidade estudantil

Nesse domingo (21), Mangueirinha celebra os 75 anos da emancipação político-administrativa. Como parte das festividades alusivas à data, será aberto o monumento da cápsula do tempo, criado em 21 de novembro de 1996, quando Mangueirinha completava 50 anos de existência.

A abertura do objeto, situado em frente a prefeitura, acontecerá em uma solenidade pela manhã, às 9h, em frente ao prédio da prefeitura — local onde se encontra o monumento do tempo. No ato, a Secretaria de Esporte e Lazer fará o lançamento da campanha da próxima cápsula, que será fechada no dia 11 de dezembro deste ano e aberta no centenário do município, em 2046.

Para verificar a integridade dos documentos e o conteúdo deles, a prefeitura criou uma banca examinadora, composta por servidores municipais. A intenção é fazer uma triagem no material encontrado e ler ao público apenas os com cunho cultural.

Além da abertura do monumento do tempo, a prefeitura também fará, como atividade alusiva a seu aniversário, a inauguração de um display com o nome ‘Eu amo Manguerinha’.

Afinal, o que tem na cápsula?

Segundo relatos de algumas pessoas que participaram do evento na época e de documentos encontrados no cofre da prefeitura, a cápsula contém cartas, fotos e objetos depositados por autoridades e população local, em especial estudantes da rede municipal de ensino da época.

De acordo com os arquivos do município, o monumento do tempo foi idealizado por Suzana Maria Ghen, então chefe da divisão da Cultura, na gestão de Miguel Carlos Rodrigues de Aguiar e de seu vice, João Provido Dorini. O então prefeito da época faleceu de covid-19 no início desde ano, assim como Suzana, que perdeu a vida para a doença em 2020.

Para a atual diretora de Cultura do Município, Cristini Benoski, a cápsula do tempo é uma forma de contar a história de Mangueirinha e por isso, é importante que toda comunidade participe da construção da próxima. Segundo ela, escolas de todo município receberam sua visita com o convite para escrever uma carta para o futuro.

Uma curiosidade sobre a cápsula, é que ela contém uma carta do atual prefeito, Elidio Zimerman de Moraes, que na época tinha acabado de ganhar as eleições municipais de 1996, e escreveu sua carta, já como prefeito de Mangueirinha, pois, assumiria o cargo em janeiro de 1997.

Um outro fato interessante é que os mesmos construtores da cápsula em 1996 estão participando da edificação da centenária — Sebastião Liberalino de Lima, Abrão Pedrozo e Ervino Anastácio de Lima.

E os documentos, estão conservados ou não?

Para Manuel Ricardo Nordaski de Almeida, atual secretário de Esporte e Lazer de Mangueirinha, apesar de toda euforia pela abertura da cápsula, há uma grande preocupação quanto a integridade dos documentos depositados dentro do monumento. “Temos um certo receio porque pode ter gerado fungo e entrado água, o que pode ter danificado esses documentos”, comenta.

Apesar do medo do secretário quanto a integridade do material, ele acredita que os documentos estejam em ótimas condições. Isso porque, segundo ele, na quinta-feira (18), servidores encontraram alguns arquivos que levam a crer que as cartas e fotos na cápsula podem estar intactos.

Conforme os documentos encontrados no cofre da prefeitura, a cápsula foi minuciosamente planejada para que conservasse os objetos por, pelo menos, 25 anos. Como explica Maikon Ivo Gonçalves, diretor de imprensa do município, o arquivo detalha a forma utilizada para guardar os objetos e os nomes das pessoas que escreveram as cartas e para quem deixaram.

“O documento conta que as cartas foram escritas em papel vegetal e embaladas com feltro neutro. Também nos informa que foram depositadas em uma caixa de acrílico, envolvida por uma embalagem de isopor, dentro de uma estrutura de ferro. O arquivo também conta que as fotos não podiam ter brilho, para ficarem conservadas, e apresenta outras informações, essenciais para o planejamento da nossa próxima cápsula”, explica.

Pelo acervo, prevê-se 87 cartas no monumento. Porém, como no dia do fechamento da cápsula esteve presente boa parte da população do município e toda comunidade estudantil, o Município estima que o número de cartas seja maior.

Para onde irão os documentos da cápsula?

As cartas e objetos encontrados dentro do monumento farão parte de uma exposição cultural municipal, que ficará alocada no Centro de Eventos. A previsão é que a mostra seja inaugurada em até três meses.


Cápsula dos 100 anos: quem pode participar?

De acordo com Manuel, qualquer pessoa do município poderá escrever uma carta para o futuro. Para participar da ação histórica, os interessados devem ir até a Casa do Turismo e da Cultura, em anexo a praça Olímpio Santos e verificar as orientações para escrever a carta. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.