Novas câmeras de monitoramento devem ser instaladas em Chopinzinho

Aline Vezoli com assessoria

Representantes das Polícias Civil e Militar se reuniram com o prefeito Edson Luiz Cenci e secretários de Administração e Planejamento de Chopinzinho na última terça-feira (3).

A reunião aconteceu na Prefeitura, com o objetivo de discutir a elaboração de um amplo projeto de monitoramento por câmeras de segurança em locais estratégicos levantados pela administração municipal e Polícias Civil e Militar. 

O projeto deve abranger a sociedade como um todo e foi uma das primeiras discussões do ano de 2023 a respeito do assunto segurança pública. No decorrer das próximas semanas, outras etapas do projeto deverão ser desenvolvidas e apresentadas. Sem estimativa sobre o valor e pontos de monitoramento, a informação deve ser divulgada pelo município nas próximas semanas.

De acordo com o Delegado Eder Alves de Oliveira Oliveira, o projeto trará uma sensação de segurança para a população, auxiliando as Polícias Civil e Militar, já que “serão câmeras de vigilâncias modernas, em pontos estratégicos do município”, comenta, ao destacar a importância de câmeras de qualidade, em locais e quantidades suficientes.

O andamento do projeto, que ainda está no início, dependerá também de estudos a serem feitos.

O prefeito Edson Luiz Cenci afirma que o Município deverá fazer os investimentos “estratégicos e necessários, para realmente ter um efeito positivo na segurança de Chopinzinho”.

Cenci também assegurou que a intenção é de implantação de câmeras em pontos estratégicos, para que o sistema seja funcional. Para a rádio Nossa FM, ele chegou a afirmar a possibilidade de inclusão das chamadas ‘câmeras amigas’, quando imagens do videomonitoramento privadas, passam a ser incorporadas ao monitoramento público, ou seja, imagens de câmeras privadas, que registram espaços públicos, sendo compartilhadas em um sistema integrado.

Videomonitoramento

O monitoramento por vídeo não chega a ser uma novidade em Chopinzinho, uma vez que até o ano passado, o Município mantinha um contrato com uma empresa que prestava este serviço, contudo, a vigência do mesmo encerrou.

Em outubro de 2022, a suposta atuação de pessoas raptando crianças no município, foi esclarecida de certa forma empregando a tecnologia de videomonitoramento, quando por meio das imagens os policiais constataram que não houve no município o veículo que foi descrito. 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.