Queijaria de Chopinzinho faz parte da Rota dos Queijos Paranaenses

Redação com assessorias

Nesta quarta-feira (9), foi lançado o mapa, dividido por regiões, com as informações e locais de todas as 29 propriedades que fazem parte da Rota do Queijo Paranaense. O lançamento aconteceu durante a ExpoBel – feira multisetorial em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. Iniciativa do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), no intuito de incentivar o turismo rural, com a produção de queijos como principal atrativo.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que acompanhou o lançamento, a Rota do Queijo é um arranjo mercadológico que fortalece o produto paranaense e que, a partir de agora, ganha uma organização e visão de mercado ainda melhor.

Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, ressaltou a importância de se pensar em densidade de renda para criar uma agricultura mais rica e sustentável. “É isso que estamos discutindo aqui. A geração de renda, a qualidade de vida do agricultor, a manutenção do homem no campo e isso só é possível com o alinhamento de pessoal. O IDR-Paraná, sozinho, não faz a diferença, mas com estas iniciativas temos uma forma diferente de pensar o rural”, afirmou.

Da Associação dos Produtores de Queijos Artesanais do Sudoeste (Aprosud), nove queijarias estão inscritas no mapa Rota do Queijo Paranaense. São elas; São Bento de Chopinzinho; Produtos Eliane, em Dois Vizinhos; Queijaria Sabor do Sul e Queijaria Vidalat, em Francisco Beltrão; Queijos Martinazzo, em Itapejara D’Oeste; Agroindústria Polo, de Palmas; Queijaria Rancho Fundo, Queijo Colonial da Ana e Laticínio Salgado Filho, em Salgado Filho; Queijos Bach, em Santa Izabel do Oeste; Queijaria Due Sorelle e Queijos Santo Antônio, de Santo Antônio do Sudoeste; Queijos Marangon, em Saudade do Iguaçu e Queijaria Magedanz, em Sulina.

Presidente da Aprodud, e proprietário da Queijaria São Bento, Claudimir Roos destaca a importância do mapa com a rota das queijarias para os visitantes e turistas que eventualmente queiram conhecer os diferentes produtos produzidos em nossa região, agregando valor, gerando renda e promovendo o turismo rural.

Queijaria São Bento

Em agosto de 2019, a Queijaria São Bento foi premiada no Concurso Mundial dede Queijos de Araxá, Minas Gerais, na categoria Queijo Colonial Meia Cura, um queijo de casca grossa e de massa macia.

“Trazemos o lado da tradição, de quem já produz queijo em sua propriedade há muito tempo, e também o da técnica, com toda a questão de sanidade animal e qualidade do leite para produção”, afirmou Roos na ocasião.

Na época, a queijaria somente produzia o Meia Cura há um ano, também se destacava prelo fato de ser artesanal e ter baixa escala, uma vez que precisava de aproximadamente 45 dias de maturação.

Leia também

você pode gostar também
Deixe uma resposta