Saudade do Iguaçu vai liberar o uso de máscara facial

Uma reunião realizada na manhã de hoje (29) no gabinete do prefeito de Saudade do Iguaçu, Darlei Trento, o comitê de enfrentamento à covid-19 decidiu liberar o uso de máscaras faciais em todo o território municipal, tanto em ambientes fechados quanto abertos, públicos ou privados, comercial ou escolar para todas as idades.

A previsão é de que o decreto com a liberação do uso de máscara seja publicado em Diário Oficial nesta quarta-feira (30), e assim, entrando em vigor imediatamente.

De acordo com o setor de comunicação de Saudade do Iguaçu, a medida foi tomada em análise a realidade epidemiológica local, levando em conta o baixo número de casos da doença no município, considerando ainda a situação epidemiologia do Estado do Paraná.

Ainda foi observado que municípios vizinhos como Chopinzinho, Candói e Laranjeiras do Sul, já desobrigaram o uso da máscara como medida de enfrentamento a pandemia de covid-19.  

O Município também faz a ressalva de que estados como Santa Catarina e Minas Gerais e o próprio Distrito Federal já flexibilizaram o uso.

Contudo, não são todos os casos que a máscara facial deixa de ser obrigatória. No decreto a ser publicado deve haver a ressalva de que, profissionais, colaboradores, servidores e empregados públicos, nas unidades de saúde, bem como aos pacientes no cumprimento dos protocolos de saúde e aos indivíduos que apresentarem sintomas respiratórios/covid-19, deverão fazer uso de máscara, tanto em ambientes abertos como fechados.

Desde que os primeiros casos de covid-19 foram observados no Brasil, no início de 2020, mais de 650 pessoas morreram. Em Saudade do Iguaçu, foram 17 mortes por complicações provocadas pela doença.

você pode gostar também
Deixe uma resposta