Vacinação contra gripe começa em Francisco Beltrão

Nesta segunda-feira, dia 25 de março, teve início a Campanha de Vacinação Contra a Gripe em Francisco Beltrão. A Secretaria Municipal de Saúde está preparada para receber a população e oferecer a imunização necessária. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde da cidade, no período de 25 de março a 31 de maio.

Nos locais do interior, a vacinação será mantida permanentemente nas unidades de Nova Concórdia, KM 20 e Assentamento Missões. Já nos demais locais, serão agendados dias específicos para garantir a vacinação de todos os grupos prioritários.

O Secretário de Saúde, Manoel Brezolin, destaca a importância da vacinação precoce este ano: “A vacina será disponibilizada mais cedo do que nos anos anteriores, o que é crucial para que todos estejam imunizados antes do Inverno, período de maior incidência da gripe e das doenças respiratórias. Esperamos que todos do público-alvo se imunizem, pois a vacina é o meio mais seguro de evitarmos mortes e internamentos”.

Para as pessoas acamadas, os familiares devem procurar a unidade de saúde mais próxima para agendar a vacinação na residência.

Os grupos que terão acesso à vacina na rede pública são os seguintes: crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A gripe pode ser uma infecção viral comum, mas é potencialmente fatal, especialmente para grupos de alto risco. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. A vacinação anual é fundamental para prevenir a gripe e limitar suas complicações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.