Vitorino sedia 5ª edição do Torneio de Silagem


Na manhã desta sexta-feira (1), no Centro de Eventos anexo ao CTG, o município de Vitorino sediou a quinta edição do Torneio de Silagem, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR-Paraná) de Pato Branco e pelo Núcleo de Pato Branco da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Parceria com a Prefeitura de Vitorino e com a Associação Central dos Agricultores de Vitorino (Acav), com o objetivo de criar e consolidar parâmetros de produção para assim, conseguir o melhor potencial nutricional da silagem na região sudoeste do Paraná.

O evento que contou com a presença de agricultores representantes da maioria dos municípios do sudoeste do Paraná, consiste em premiar as melhores silagens colhidas durante o período de abril a outubro de 2023, sendo que foram coletadas amostras de silagem em 37 dos 42 municípios da região. É a primeira vez, desde o primeiro Torneio de Silagem, que a maioria dos municípios participam da competição. Ao todo, foram colhidas 286 amostras, de 48 cultivares e 15 empresas diferentes.

O top 5 levou premiação de dinheiro, além do troféu e do chapéu do torneio, e o sexto até o décimo lugar, também foi contemplado com troféu. O agricultor que levou o primeiro lugar é de Mangueirinha, Savio Etiene Grassi de Mello.

O segundo lugar ficou com o agricultor Vanderson Pizzolatto, de Saudade do Iguaçu. O terceiro lugar quem levou foi uma propriedade de Bom Sucesso do Sul, do agricultor Felipe Bosatti.

Para realizar a premiação e o evento de entrega, a organização contou com o apoio de patrocinadores, que apoiam o desenvolvimento técnico. Os patrocinadores Ouro: BREVANT Sementes e SEMPRE Sementes. Os patrocinadores Prata: Codepa Cooperativa, Coopertradição, Bonetti AgroNutri, KWS sementes, Sementes Pionner, FORSEED sementes, Sementes AGROCERES, NK Sementes, AGROESTE Sementes e Silagem Mangueirinha.

A próxima edição do Torneio, em 2024, deve ocorrer no município de Mangueirinha. Estiveram presentes no evento também o deputado estadual Luiz Fernando Guerra, os gerentes do IDR-Paraná de Dois Vizinhos, de Francisco Beltrão e também vereadores e secretários de agricultura de municípios do sudoeste do Paraná.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.