Alergia ao glúten é a maior causa das “bolinhas” no braço

As “bolinhas” nos braços se manifestam como reações alérgicas. Conheça mais sobre essas condições.

-- 2 Notícia --

As “bolinhas” que muitas pessoas têm na parte superior dos braços se chamam queratoses pilares ou ceratose folicular. Seu aparecimento pode estar relacionado ao consumo de glúten, por isso, o tratamento pode ser mais fácil do que você imaginava.

Não só nos braços, a queratose também pode surgir no peito, costas, pernas e glúteos. Por ser tão comum e não causar dor ou irritação, a condição não é levada tão a sério por quem convive com ela, a não ser quando está em um estágio mais avançado e o fator estético acaba incomodando.

-- 3 Notícia --

Segundo informações do American Osteopathic College of Dermatology, estes grânulos que parecem pequenas espinhas são uma condição genética mais comum na fase da adolescência e não necessita de procedimento cirúrgico para sua remoção. Na grande maioria das vezes, uma alimentação adequada e algum tratamento natural são suficientes.

A relação da queratose pilar com o glúten

-- 4 Notícia --

Para que se formem os grânulos é preciso haver um excesso de queratina no organismo, que vai se acumulando nos folículos da pele e formando as bolinhas. Essa queratina é encontrada no glúten, em grande quantidade.

Quem possui essa predisposição genética à queratose, deve observar se, quando come glúten, as bolinhas se destacam mais depois de um tempo de ingestão. Pode ser o indício de uma reação alérgica a esta proteína.

Se junto dessa reação, também sentir mal estar gastrointestinal (ou sintomas mais graves, como diarreia, vômito, tontura, inchaço), é recomendável procurar um médico, pois seu corpo estará dando claros sinais de rejeição ao glúten.

Quando você apenas possui as bolinhas e elas não incomodam nem aumentam ao ingerir glúten, não necessariamente você é alérgico à proteína, apenas tem a predisposição genética. Outros tipos de alergia, como rinite, asma e bronquite, também podem desencadear um aumento da queratose.

Se não possui qualquer tipo de alergia, mas convive com as bolinhas e elas incomodam esteticamente, o recomendado é consultar um dermatologista, que pode indicar a realização de tratamento para fins estéticos, ou seja, para hidratar a pele e disfarçar as bolinhas, podendo indicar o uso de alguns cremes, sendo os principais:

Cremes com ácido salicílico ou ureia: eles removem as células mortas da pele, promovendo uma hidratação mais profunda da pele. O uso destes cremes pode causar ligeira vermelhidão e sensação de queimação no local da aplicação, mas que desaparece em poucos minutos;

Cremes com ácido retinoico ou Vitamina A: promovem uma hidratação adequada das camadas da pele, reduzindo o surgimento de bolinhas na pele.

Normalmente, as bolinhas da ceratose folicular tendem a diminuir com o tempo e com o uso destes cremes. Porém, podem ser necessários vários anos até que desapareçam completamente, o que acontece, normalmente, após os 30 anos.

Além disso, é também importante ter outros cuidados como evitar tomar banho com água muito quente, não demorar mais de 10 minutos, hidratar a pele depois do banho e evitar esfregar roupas e toalhas na pele, por exemplo. É recomendado também evitar exposição prolongada ao sol, usar filtro solar e, nos casos mais avançados, o dermatologista pode indicar a realização de procedimentos estéticos, como o peeling químico e a microdermoabrasão, por exemplo.

*Fonte: Dicasonline

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.