Pandemia trouxe um olhar ainda mais positivo para o Ensino a Distância

O método se consolidou após o início da covid-19 no país

Nos últimos anos, o Ensino a Distância apresentou um estrondoso crescimento. Apenas nos cursos superiores, as matrículas nesta modalidade já superaram os cursos presenciais. Mas um novo fator foi determinante para que a imagem do ensino a distância fosse transformada – e readaptada:a pandemia do coronavírus. Se antes o EAD era questionado pelo seu modelo de ensino, agora virou destaque e opção para muitos estudantes.

Segundo a pesquisa “Coronavírus e Educação Superior: o que pensam os alunos” realizada pela Educa Insights em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a pandemia acelerou o que já estava acontecendo em anos anteriores: o crescimento do uso da tecnologia como meio de aprendizagem. O estudo, de novembro de 2020, mostrou que havia uma demanda reprimida de estudantes que desejavam iniciar um curso superior no primeiro semestre de 2021, correspondente a 38%. Destes entrevistados, 46% demonstraram interesse no Ensino a Distância (EAD).

A gestora do polo Universitário La Salle Pato Branco, Suellen Castilhos, afirmou que o EAD ganhou novos olhos ao longo dos anos no que diz respeito a sua eficácia. “Além disso, uma das maiores mudanças é da mentalidade de professores, gestores e alunos ao compreender, por meio do ensino remoto, que a tecnologia é uma aliada da educação de qualidade, abrindo um universo repleto de novas possibilidades”, disse.

Suellen conta que as pessoas têm aderido cada vez mais à modalidade EAD, tornando-a mais buscada, com a vantagem de poder organizar seu tempo e local de estudo de acordo com o seu ritmo. “Por enquanto, todos os cursos oferecidos então em modalidade remota, mas a partir do momento em que tivermos um controle maior da Covid-19, os semipresenciais retornarão e a nossa sala de aula está aguardando o retorno dos alunos para que possam ter a experiência do digital aliado ao contato presencial com os professores. ”

E para aqueles que querem aproveitar a pandemia para se qualificar, a Universidade La Salle de Pato Branco oferece uma vasta lista de opções. “Oferecemos cursos de graduação, alguns a nível tecnólogo – que em dois anos o aluno consegue uma formação superior – cursos de gestão financeira, comercial, recursos humanos e logística. Temos os de licenciatura, como geografia, matemática, letras, história, além de administração de empresas, ciências contábeis, análises de sistemas e as pós-graduações, nas áreas de educação, direito e gestão. Recentemente foram incluídos ainda os cursos de engenharia de produção (totalmente on-line), a partir já deste segundo semestre de 2021, e o de direito, a partir do início do ano que vem. ”

Diante do atual cenário, percebe-se que o Ensino a Distância tem sido a principal alternativa para manter os estudos mesmo na quarentena. “Agora os alunos sabem que é possível ter qualidade de ensino dentro da sua casa, com o suporte e atendimento La Salle. Aqueles que tinham alguma dúvida em estudar EAD, com certeza vão escolher essa opção pela comodidade. Lembrando ainda que a educação está cada vez mais digital, e essa é uma tendência que veio para ficar”, garante a gestora.

Para mais informações sobre os cursos da Universidade La Salle, acesse: www.unilasalle.edu.br

você pode gostar também

Comentários estão fechados.