Pensou em dar Saúde de presente para o seu pai?

É sabido que as mulheres cuidam muito melhor da saúde do que os homens. Conforme apontam os dados do Ministério da Saúde, elas realizam seis vezes mais exames preventivos do que eles mesmo que tenham proteção natural fornecida pelos hormônios femininos, como o estrogênio, presentes na idade reprodutiva. Já os homens, além procurarem muito menos ajuda médica, e fazerem menos exames preventivos, eles tendem a fumar e consumir mais bebidas alcoólicas, além de serem mais sedentário e terem uma média maior de sobrepeso.

Há ainda o agravamento de que nesse tempo de pandemia, houve um grande aumento do estresse e receio de procurar hospitais e consultórios por medo de se contaminar pelo Sars-COV-2. Além disso, com a vida cada vez mais corrida, aumenta a preocupação com o bem-estar e a saúde, fundamental para garantir qualidade de vida.

Por isso, presentear seu pai com Saúde pode ser uma grande demonstração de afeto, ainda mais se ele for do tipo relapso, que vai ao médico apenas quando se sente muito mal.

Nossa dica é aproveitar o Dia dos Pais e incentivá-lo a fazer um check-up, independentemente de qual for a idade dele.

Caso seu pai (ou pai dos seus filhos) seja fumante, esteja acima do peso, tenha antecedentes familiares e seja sedentário, ele deve iniciar uma rotina de exames o quanto antes, sempre com acompanhamento médico. Para aqueles com hábitos de vida mais saudáveis, os exames de check-up e preventivos também estão indicados, especialmente após os 30 anos.

Se os resultados de anamnese e exames estiverem dentro de índices normais, esse check-up deve ser repetido a cada dois anos. Caso contrário, ele deve seguir as orientações dos médicos.

Entre os exames laboratoriais essenciais para uma verificação da saúde do homem estão análise completa de urina, fezes e de sangue para verificar índices de lípides (como colesterol e suas frações, triglicérides), glicemia (para diagnóstico de diabetes), hemograma (para avaliar anemias e células de defesa), creatinina, ureia e eletrólitos (cálcio, potássio, magnésio e sódio) e radiografia de tórax.

O que verificar?

O check-up é um conjunto de ações mais abrangentes, multidisciplinares, que envolvem o diagnóstico, orientação e também a prevenção de doenças. Abrange os ditos preventivos, sendo uma avaliação mais completa de saúde. Entre os itens a serem verificados, é indicado:

Olhos

Quem tem menos de 50 anos deve fazer o exame das vistas de três em três anos. Este intervalo cai para dois anos se a pessoa tiver mais de 50 anos ou usar óculos. Homens com diabetes, hipertensão ou histórico familiar de problemas oculares devem fazer o exame anualmente.

Dentes

A saúde bucal deve ser verificada pelo menos uma vez por ano: dentes, gengiva, língua. Quem fuma precisa ir ao dentista mais vezes.

Pressão arterial

Homens com menos de 50 anos e que se julguem sadios devem mediar a pressão arterial a cada dois anos. Depois disso o acompanhamento deve ser anual. Casa haja histórico de hipertensão, doenças cardíacas ou renais, derrame, diabetes ou se está acima do peso, a checagem deve ser mais freqüente, seguindo indicação médica.

Próstata

Tido como tabu pela maioria dos homens, o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 40 anos, juntamente com a medição sanguínea do PSA. Pessoas negras ou com histórico familiar de problemas na próstata devem antecipar o exame.

Colesterol e triglicerídeos

Os homens mais jovens e com boa saúde devem procurar esses testes a cada cinco anos. Esse intervalo deve ser bastante reduzido para aqueles na faixa dos 40 e 60 anos, período considerado crítico.

Creatinina e Ureia

Creatinina e ureia são duas substâncias presentes na corrente sanguínea, que podem ser dosadas através de exames de sangue quando se pretende fazer uma avaliação da função dos rins. Elevações dos valores dessas duas substâncias são a principal forma de se diagnosticar precocemente doenças renais.

Hemograma

O hemograma é uma das análises de sangue mais úteis e mais solicitadas na prática médica. Ele é solicitado quando o objetivo é ter informações sobre as células do sangue: os leucócitos, as plaquetas e as hemácias. Este exame pode indicar a presença de anemia, infecções geradas por bactérias, câncer, a possibilidade de hemorragias e muitas outras doenças.

Glicemia

O exame da glicemia em jejum é modo clássico de diagnosticar o diabetes mellitus. Porém, eventualmente o paciente pode dosar sua glicemia sem estar em jejum, e às vezes, esse valor pode ser útil. Se o paciente tiver sintomas de diabetes, então, o diagnóstico pode ser fechado mesmo sem a solicitação da glicemia em jejum para confirmação.

Urina I

O exame da urina pode nos fornecer pistas importantes sobre doenças, principalmente sobre problemas nos rins e nas vias urinárias. O EAS é o exame de urina mais simples, feito através da coleta de 40–50 ml de urina em um pequeno pote de plástico.

PCR Ultra Sensível

A proteína C reativa, também conhecida pela sigla PCR, é uma proteína produzida no fígado, cuja concentração sanguínea se eleva radicalmente quando há um processo inflamatório em curso, como infecções, neoplasias, doenças reumáticas ou traumatismos. Recentemente, descobriu-se que o valor da PCR pode ser útil também para indicar quais são os indivíduos com maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Homocisteína

A homocisteína é um aminoácido presente no plasma do sangue que está relacionado com o surgimento de doenças cardiovasculares como AVC, doença coronariana ou infarto cardíaco, por exemplo. O exame é utilizado para avaliar a quantidade desse aminoácido no sangue, avaliando a necessidade de iniciar um tratamento para prevenir os problemas cardiovasculares, caso o valor seja elevado.

*Fonte: Laboratório Oswaldo Cruz

você pode gostar também
Deixe uma resposta