Soroterapia é opção mais rápida e eficaz na reposição de nutrientes

Para falar sobre o assunto de hoje, que é soroterapia, vou abrir esse texto usando um clichê da medicina: nosso corpo funciona como uma máquina, com atuação conjunta de diversos sistemas. E todos esses sistemas dependem de vitaminas, minerais e aminoácidos para funcionarem. Essas substâncias são moléculas orgânicas necessárias, geralmente em pequena quantidade, para o funcionamento adequado do organismo, atuando principalmente como catalisadoras de reações químicas dentro do nosso corpo. Na sua falta, nosso organismo pode não conseguir realizar efetivamente atividades essenciais, causando problemas de saúde.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental uma dieta saudável, que inclua todos os tipos de alimentos. Porém, as vezes isso não é o suficiente.

Conforme Thais Mussi, médica endocrinologista e metabologista, idealizadora e fundadora da Sitha Clínica de Metabologia, para garantir uma boa saúde feminina, é preciso contar com alguns nutrientes, sendo os principais o ômega 3, magnésio, cálcio e vitamina D, ferro, vitamina C, colágeno, zinco, ácido fólico, iodo, triptofano, leucina, metionina e valina.

Para se ter uma ideia, a deficiência grave de vitamina D, por exemplo, pode levar a ossos finos e quebradiços ou deformados, enquanto a pessoa com carência de zinco pode apresentar diarreia crônica, queda de cabelo, unhas fracas, paladar alterado, distúrbios de crescimento, infertilidade, dificuldade na cicatrização de feridas e até distúrbios neurológicos. Dessa mesma maneira ocorre com todos os nutrientes.

Uma das alternativas para sanar essa deficiência é a soroterapia, na qual o paciente recebe os princípios ativos em falta via endovenosa, ou seja, injetados na veia ou intramuscular. “A soroterapia é indicada em casos onde não há absorção de nutrientes por via oral de forma adequada, ou quando queremos um resultado mais rápido e efetivo. Ela é vantajosa porque, além de o profissional conseguir uma concentração melhor do princípio ativo, ele vai diretamente para a circulação sanguínea e, com isso, pode ser esperado uma absorção rápida de praticamente 100% desses nutrientes”, explica a endocrinologista.

Contudo, Thais explica que, antes de receber o tratamento, é necessário que o médico faça um diagnóstico prévio do paciente através de uma avaliação e análise de exames para, assim, entender se esse tratamento é o caminho mais indicado.

Soro da beleza

Nos últimos anos, a soroterapia virou trend depois que várias celebridades se renderem aos seus benefícios. Rihanna, Miley Cyrus, Cara Delevingne e Adele são algumas das mulheres que utilizam a terapia apelidada de soro da beleza.
Para Thais, o principal objetivo é realizar uma reposição de vitaminas, minerais e aminoácidos, “e os resultados são melhora da imunidade, pele e diminuição da ansiedade, então acredito que se sentir mais bonita e melhor é uma das consequências”.

Como já disse a médica, os “shots” são personalizados, e variam de acordo com a necessidade de cada paciente, e é possível melhorar a imunidade, ganhar mais energia, aumentar a libido, melhorar a performance no esporte, entre outras infinitas opções. “O tratamento é indicado em várias situações. Existem protocolos para melhorar massa muscular, auxiliar no processo de emagrecimento e até mesmo no fortalecimento de cabelos e unhas, e ainda funciona como tratamento complementar no caso de depressão e ansiedade”, explica Thais.

No Brasil, é necessário que o tratamento seja indicado por um profissional da área médica, que tenha o registro regularizado no Conselho Regional de Medicina (CRM). “Muitas pessoas passam por essa limitação na ingestão e absorção de nutrientes, por isso é importante, de tempos em tempos, passar por avaliação médica”, finaliza.

Thais Mussi, médica endocrinologista e metabologista, idealizadora e fundadora da Sitha Clínica de Metabologia. CRM-PR 27542 / RQE 373.

você pode gostar também
Deixe uma resposta