Arenatech conecta inovação e empreendedorismo na Expobel

A Arenatech é mais uma atração da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Francisco Beltrão – Expobel 2022. O espaço idealizado pela Secretária de Planejamento/Prefeitura Municipal, Ciklo/Associação Empresarial de Francisco Beltrão e Sebrae Paraná terá programação abrangente relacionada ao empreendedorismo, inovação e tecnologia, no Parque de Exposições Jayme Canet Junior.

De 5 a 13 de março, das 10h às 21h, haverá mostra de soluções desenvolvidas no ecossistema de inovação do Sudoeste e também espaço de interação com as ferramentas do Sebrae Paraná. Em 7 de março, oficina “Como transformar minha ideia em uma startup”, das 19h às 21h. Já no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, das 19h30 às 21h, está programado painel para valorizar o empreendedorismo feminino, com Clauciane Becker, da Organize-C, de Francisco Beltrão; Maria Eugênia Merlin Pastorello, da Cegonha Box, de Pato Branco; Androsiana Dal Prá, da Vaggou, de Dois Vizinhos; e Dianalu de Almeida Caldato, consultora do Sebrae Paraná.

Na quarta-feira, dia 9, das 14h às 17h, o Sebrae Paraná promove o Hackathon Kids, uma jornada com crianças que participam do programa de Educação Empreendedora nas escolas do ensino fundamental, para promover a criatividade e inovar na solução de problemas do cotidiano. No mesmo dia, das 19h30 às 21h, Arthur Igreja, escritor, especialista em inovação disruptiva e cofundador da plataforma AAA Inovação, fará palestra com o tema “Humanizando a transformação digital para movimentar ecossistema de inovação”. 

No dia 10, das 15h às 17h, o tema é tecnologia na terceira idade, com o Sesc e o Senac. A partir das 19h30, Investing Day (Dia do Investimento) do programa Capital Empreendedor, do Sebrae, com o painel “Como criar um fundo de investimento anjo e oportunidades para investidores no ecossistema de inovação”, com representantes dos fundos de investimento Bossa Nova, Ventiur e Maringá Capital. Ainda haverá Demoday (Dia de Apresentação) com as empresas residentes no Ciklo.

O Festival de Robótica, com o Colégio Sesi, está marcado para o dia 11, das 14h às 17h. No sábado, 12, entre 10h e 12h, haverá apresentação das startups aceleradas no programa de Inovação Aberta do programa InMove, realizado pela Cresol e Sebrae Paraná. Os interessados em participar das atividades listadas podem procurar os organizadores, no espaço da Arenatech. A participação é gratuita.

Atrações
Alexandre Pecoits, secretário de Planejamento de Francisco Beltrão, considera a Arenatech um evento para atrair públicos de todas as idades. Ele cita as competições de jogos eletrônicos (eSports) que serão realizadas até 8 de março, também na Arenatech.

“Os jogos são uma porta de entrada dos jovens no setor de tecnologia. A programação engloba entretenimento, inclusão e eventos específicos ligados ao empreendedorismo e à inovação. O espaço também reunirá os habitats de inovação do Sudoeste, para ampliar a integração e apresentar à população o que está sendo desenvolvido aqui”, adianta Alexandre. 

Para Rafael Menegotto, vice-presidente de Ciência, Tecnologia e Inovação da ACEFB, a Arenatech pretende apresentar uma série de soluções inovadoras durante a Expobel.

“A ACEFB tem, como um de seus objetivos, promover a integração dos diversos segmentos ligados à inovação. Por outro lado, queremos apresentar o setor de tecnologia à juventude, como forma de incentivá-los a buscar oportunidades na área”, frisa.

“Teremos setores distintos na Arenatech. Um de tecnologia aplicada, com a demonstração de carros elétricos, robô dispensador de cerveja, drone de pulverização na agricultura e miniusina solar, cidades inteligentes e escritório inteligente. Outro, com jogos, ações para idosos, robótica e conteúdos para empresas e instituições”, relata Rafael.

A consultora do Sebrae Paraná, Jocelei Fiorentin, ressalta a oportunidade de realizar ações de fomento da inovação por meio de conteúdos diversos e de demonstração prática na programação.

 “A Arenatech na Expobel tem um impacto significativo e fortalece a grande missão de disseminar essa cultura, aproximando do público os benefícios das atividades e negócios inovadores.”

você pode gostar também
Deixe uma resposta