AGORA

Tempestades

Simepar alerta para supercélulas e granizo no Sudoeste

Risco é muito alto no Sudoeste, Oeste, Centro-Oeste e Centro-Sul entre quarta (4) e quinta-feira (5); ventos podem passar de 80 km/h

tempestades lavoura

Eventos climáticos extremos ampliam o risco para propriedades rurais enquanto o El Niño se intensifica sobre o Paraná.

O Sudoeste do Paraná está entre as regiões com maior risco de tempestades severas nesta quarta-feira (4) e na quinta-feira (5), segundo o Simepar. Há condições para a formação de supercélulas, com rajadas de vento acima de 80 km/h e granizo com pedras de mais de 2 cm de diâmetro.

O Boletim de Gestão de Riscos, da Defesa Civil Estadual e do Simepar, aponta risco muito alto no Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste e Centro-Sul. A faixa inclui as regiões de Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Guarapuava e União da Vitória.

Nas áreas do Norte, Norte Pioneiro, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, o risco é alto.

Atenção redobrada no Sudoeste

“O risco de tempestades é abrangente e envolve todas as regiões do Paraná, mas a atenção deve ser redobrada nas regiões Sudoeste, Oeste e Noroeste, onde os índices de instabilidade estão mais elevados e as condições são ainda mais favoráveis a ocorrências de fenômenos severos”, afirmou a meteorologista do Simepar Julia Munhoz.

Supercélulas são tempestades severas e organizadas. Os temporais previstos podem trazer chuva intensa em pouco tempo, muitos raios, rajadas de vento e granizo.

Calor perto de 35°C antes da frente fria

Nesta quarta, um sistema de baixa pressão se intensifica entre os países vizinhos e o Sul do Brasil. Com isso, calor e umidade das regiões tropicais chegam com força ao Sul, o que mantém o tempo instável e provoca forte aquecimento em todo o Paraná.

Nas faixas norte e oeste do Estado, as temperaturas podem se aproximar dos 35°C. Ao longo do dia, pode chover em todas as regiões, com maior concentração e risco de tempestades intensas na metade sul.

Ciclone e frente fria na madrugada

“Entre a noite de quarta e a madrugada de quinta ocorre a formação de um ciclone extratropical na costa da região Sul do Brasil, e uma frente fria avança pelos estados da região”, explicou Julia.

Segundo a meteorologista, o contraste entre as massas de ar, somado ao aumento da intensidade e à mudança de direção dos ventos com a altura, cria um ambiente favorável a tempestades severas e ao desenvolvimento de supercélulas.

Com o deslocamento do sistema, as áreas de tempestade tendem a avançar da metade sul para a metade norte do Paraná.

Investigação de Pato Branco leva à prisão de suspeito no ES

Como receber alertas

A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe as atualizações meteorológicas e os alertas oficiais, principalmente nos períodos de maior instabilidade.

Os alertas da Defesa Civil Estadual podem ser recebidos gratuitamente por SMS, com o envio do CEP da residência para o número 40199. O cadastro também pode ser feito pelo WhatsApp, com a palavra “oi” enviada para (61) 2034-4611.

Em caso de emergência, a orientação é ligar para a Defesa Civil, no 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Paulo Felipe

Jornalista com 15 anos de experiência em redações de jornais impressos e portais de notícias. Há 4 anos se dedica exclusivamente a escrever para portais de notícias. Somou-se a equipe do Diário do Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *