AGORA

Simepar analisa temporais do dia 29/09 e descarta tornados

Não houve identificação de sinais de tornado nos casos avaliados até o momento; instituto ressalta a gravidade das ocorrências

imagem de temporal gerada por IA

Imagem ilustrativa gerada por IA

O Simepar não identificou, até o momento, indícios de tornado nos casos analisados após os temporais no Paraná de terça-feira (29 de setembro). O instituto avaliou imagens de fenômenos atmosféricos e danos, além de registros de radar e satélite, para examinar as ocorrências em diferentes municípios.

A análise incluiu cidades como Toledo, Altamira do Paraná, Ivaiporã, Umuarama e Piraí do Sul. Segundo o Simepar, a ausência de indícios de tornado não diminui a gravidade dos episódios de chuva e vento forte.

Uma linha de instabilidade atravessou o estado a partir da tarde de terça-feira, durante a passagem de uma frente fria. Fortes rajadas e precipitações de granizo atingiram várias cidades até o início da madrugada de quarta-feira (30).

Temporais no Paraná tiveram ventos acima de 100 km/h

Duas estações meteorológicas do Simepar registraram rajadas superiores a 100 km/h durante a passagem da instabilidade.

Em Santa Maria do Oeste, o vento chegou a 105,12 km/h às 17h15 de terça-feira. Já em Umuarama, a estação marcou 101,5 km/h às 16h.

Para avaliar os episódios, o instituto comparou imagens das ocorrências e dos danos com os registros de radar e satélite dos respectivos locais e horários. Nos casos examinados, não encontrou sinais de tornado até o momento.

Oeste e Sudoeste devem ter tempo estável nesta quinta

A previsão para esta quinta-feira (1º de outubro) indica tempo estável na maior parte do Oeste e do Sudoeste do Paraná, com variação de nebulosidade.

Em outras regiões, porém, permanece a possibilidade de chuva. As precipitações devem ocorrer especialmente nas faixas Leste e Norte do estado.

Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, a chuva se concentra entre a madrugada e a manhã. A mesma tendência vale para os Campos Gerais e o Noroeste, com melhora gradual a partir da tarde.

Norte ainda pode registrar temporais pontuais

No Norte do Paraná, a instabilidade deve persistir durante praticamente todo o dia. No período de maior aquecimento, há possibilidade de chuva mais expressiva e temporais pontuais.

Assim, a previsão aponta comportamentos diferentes entre as regiões nesta quinta-feira: enquanto a maior parte do Oeste e do Sudoeste terá tempo estável, o Norte continuará sujeito a episódios de instabilidade.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Paulo Felipe

Jornalista com 15 anos de experiência em redações de jornais impressos e portais de notícias. Há 4 anos se dedica exclusivamente a escrever para portais de notícias. Somou-se a equipe do Diário do Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *