A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco (SMEC) está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), promovendo a ampliação da jornada escolar por meio do Programa Pato Branco Integral (Tempo Integral). Atualmente, cerca de 1.200 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I participam de oficinas pedagógicas e culturais que enriquecem o currículo escolar e garantem uma formação integral.
As atividades são ofertadas no contraturno escolar e contemplam uma ampla variedade de oficinas, como Teatro, Apoio Pedagógico (reforço escolar), SESC Futuro Integral, SESC Ciências, Horta, Artesanato, Gaita, Natação, Educação Ambiental, Robótica, Música, Canto, Desenho, Capoeira, Jogos de Tabuleiro, Danças, Literatura, Taekwondo, Karatê, Línguas Estrangeiras (Italiano e Espanhol), entre outras.
As oficinas ocorrem tanto nas escolas municipais com infraestrutura adequada quanto em espaços externos viabilizados por meio de parcerias da SMEC. Entre esses locais, destacam-se a AABB, o CEU das Artes, o SESC, a Escola de Arte e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.
De acordo com a SMEC, o PPBI visa assegurar oportunidades educativas diversificadas e promover o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cultural dos estudantes, fortalecendo a política de educação integral em jornada ampliada.
Como parte da formação continuada dos profissionais envolvidos no programa, a chefe da Divisão de Educação em Tempo Integral, Eva Caciana Martini de Almeida, e a chefe da Divisão do Patrimônio Cultural e representante do Conselho Municipal de Educação (CME), Gisele Santin, participaram em maio do I Seminário Estadual do Paraná da Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral – Região Sul, realizado em Guarapuava (PR).
O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), faz parte das estratégias para o cumprimento da meta 6 do PNE 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), que prevê a ampliação progressiva do número de matrículas em tempo integral nas redes públicas de ensino. As representantes de Pato Branco destacaram a importância da formação para a qualificação da gestão e da implementação da política de educação integral, garantindo equidade e qualidade no ensino.
Escolas municipais atualmente atendidas pelo Programa Pato Branco Integral:
- Escola Municipal Bairro Planalto – CAIC
- Escola Municipal Cachoeirinha
- Escola Municipal Gralha Azul
- Escola Municipal Jardim Primavera
- Escola Municipal Maria Jurema Ceni
- Escola Municipal Olavo Bilac
- Escola Municipal Rocha Pombo
- Escola Municipal São Cristóvão
- Escola Municipal São João de La Salle – Guido Guerra
- Escola Municipal Udir Cantu
- Escola Municipal União
- Escola Municipal Veneza
- Escola Municipal Alvorada
- Escola Municipal Edelvira Roldo
- Escola Municipal Gênesis
- Escola Municipal Irmã Dulce
- Escola Municipal José Fraron
- Escola Municipal Lions
- Escola Municipal Santos Dumont
- Escola Municipal Vila Izabel
- Escola Municipal Vila Verde
Comentários estão fechados.