AGORA

TSE exige propaganda eleitoral em Braille

Paraná tem 17.854 eleitores nessa condição, o equivalente a 0,21% do eleitorado

propaganda eleitoral em braile

Paraná tem 17.854 eleitores com deficiência visual, o equivalente a 0,21% do eleitorado estadual.

Partidos políticos, federações e candidaturas que fizerem propaganda eleitoral impressa nas eleições majoritárias de 2026 deverão produzi-la também em sistema Braille. A exigência observa o percentual de pessoas com deficiência visual constante no cadastro eleitoral da localidade onde a propaganda será veiculada, conforme tabela disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral.

A obrigatoriedade está prevista na Resolução TSE nº 23.610/2019. A norma estabelece que a propaganda eleitoral feita por meio da distribuição de folhetos ou volantes referentes a cargos do Executivo, presidente e governador, além do Senado, também deverá ser produzida em Braille, na proporção de cada circunscrição.

De acordo com o artigo 21, parágrafos 3º, 4º e 5º da resolução, a oferta de propaganda impressa em sistema Braille segue proporção escalonada, observando o percentual de pessoas com deficiência visual do cadastro eleitoral da circunscrição em que o material será distribuído.

Paraná tem 17.854 eleitores com deficiência visual

Segundo dados da Justiça Eleitoral, o Brasil tem 319.489 eleitoras e eleitores com deficiência visual aptos a votar, o equivalente a 0,20% do eleitorado nacional, formado por cerca de 158,7 milhões de pessoas.

No Paraná, são 8.609.026 eleitores no total, dos quais 17.854 têm deficiência visual, percentual de 0,21%, ligeiramente acima da média nacional.

Entre as unidades da Federação, o Tocantins apresenta o maior percentual de votantes com deficiência visual, com 0,33%, seguido por Rio Grande do Norte e Piauí, ambos com 0,30%. Goiás, Santa Catarina e São Paulo registram o menor percentual, de 0,16%. Em números absolutos, São Paulo concentra o maior contingente de eleitores com deficiência visual do país, com 53.192 pessoas.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Gustavo Ferreira

Jornalista atuante em portais de notícias há 20 anos. Trabalhou como redator independente para diversas redações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *