Daniela Roca

O amor pela medicina conduziu aos caminhos da prevenção, cuidado integral com o corpo e saúde mental

Um coração apaixonado pela medicina, íntegro e inclinado a cuidar do próximo. Essas são algumas das características que podemos identificar na médica duovizinhense Daniela Roca, que é destaque na atuação das áreas de medicina preventiva, longevidade e qualidade de vida, e também referência no atendimento voltado a saúde mental.
A composição de experiências, áreas de interesse e habilidades destacam a médica que atende pacientes do Brasil todo em modalidade online e presencial.
Com dupla cidadania, Daniela nasceu no Brasil, depois foi morar na Bolívia, país de origem do seu falecido pai, formando-se em medicina em 2006, na cidade de Santa Cruz de La Sierra. Mais tarde voltou para o Brasil, onde realizou a complementação de seus estudos e validação do registro médico pela Universidade Estadual do Ceará, em Fortaleza.
Sua trajetória no Paraná iniciou em 2013, quando veio residir e atuar profissionalmente na cidade de Dois Vizinhos. Casada com o engenheiro agrônomo, doutor em solos, Carlos Alberto Casali, Daniela construiu sua família, tendo dois filhos, o Estevan e a Rebeca.

MOTIVAÇÃO E ESCOLHA PELA MEDICINA
Daniela conta que sempre soube que queria ser médica e alguns acontecimentos na trajetória da sua vida, acabaram levando a certeza pelo caminho escolhido. Essas experiências também acabaram por nortear suas características, paixões e convicções dentro da medicina. “Desde criança, sempre quis ser médica. Era instintivo, sempre que alguém se machucava, eu corria para ajudar”, disse.
Mas foi aos 17 anos, quando o seu irmão Cristian recebeu o diagnóstico de leucemia que Daniela renovou a sua vontade de estudar medicina e os questionamento e dúvidas daquele momento de dor, deram “tom” a sua carreira no futuro. “Meu irmão faleceu no ano seguinte, eu estava com 18 anos e já estudava medicina. Nós não tínhamos histórico familiar da doença, ele recebeu tudo de melhor em termos de tratamento, profissionais especializados e instalações médicas e isso me fez refletir. Eu pensei… deve haver algo além do tratamento farmacológico? Eu queria descobrir se a medicina conseguiria ajudar na recuperação a nível celular”, conta.
Daniela explica que a partir desses questionamentos ela iniciou uma pós-graduação em Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável. “A partir desse conhecimento adquirido, passei a ver e desenvolver a medicina com um novo olhar, muito mais voltado à prevenção e cuidados para proporcionar mais qualidade de vida e longevidade, não apenas àqueles que estão em tratamento de saúde, mas às pessoas que desejam ter uma vida longa, saudável e feliz”.

ESTUDO E INOVAÇÃO
Estudiosa, a médica Daniela Roca está cursando a sua terceira pós-graduação, desta vez na área de Obesidade e Emagrecimento. “Antes disso, eu estudei psiquiatria e posso dizer que tenho grande paixão por essa área de atuação”, diz.
Daniela conta que seus anos de atendimento no setor público sempre foram voltados ao trabalho realizado no setor de saúde mental. “Desde que cheguei em Dois Vizinhos atuo nessa área, antes no setor público municipal no CAPS I, agora no CAPS II da 8ª Regional de Saúde em Francisco Beltrão e, claro, nos consultórios, tanto em minha cidade, quanto em São Jorge D’Oeste”, diz.
Além das três pós-graduações, Daniela também é médica licenciada para a realização do tratamento com medicamentos à base de Cannabis. “Acho importante que a medicina não tenha preconceitos e esteja aberta a tratamentos que somem aos tradicionais para, principalmente, dar mais qualidade de vida aos pacientes que lutam contra doenças mais agressivas. Meus pacientes sempre viram em primeiro lugar. Eu me importo e quero que tenham a melhor qualidade de vida possível”, garante.
Como mulher e cidadã duovizinhense, a médica arruma tempo para ser engajada e atuante em vários setores da sociedade, participando ativamente do Conselho da Mulher Empresária de Dois Vizinhos. “Eu me identifico, não apenas com a medicina voltada à saúde da mulher, bem como, busco participar das lutas e reivindicações do setor. Eu sou mulher, trabalho com mulheres e por mulheres. Gosto de pensar que estou fazendo a minha parte para construir um futuro melhor”, finaliza.

Foto: Marciano Dalmolim

você pode gostar também

Comentários estão fechados.