Maristela Paulek

Desde Vereadora Constituinte e Chefe de Gabinete, a voluntária dedicada a várias causas, Maristela Paulek registrou sua participação em diversos marcos históricos do município de Mariópolis

Uma vida dedicada à família, ao voluntariado e com uma marcante atuação no contexto político e público de Mariópolis, Maristela Paulek é uma mulher de personalidade marcante, coragem e com um grande senso de liderança, que a tornaram uma profissional realizadora, mãe dedicada, com uma consciência voltada ao trabalho voluntário engajada nos direitos e bem-estar da pessoa idosa, grupos de oração além de uma forte atuação às ações de resgate histórico e cultural do município.
Vereadora em dois mandatos legislativos, — o primeiro quando foi criada a Lei Orgânica do Município, por isso a denominação de Vereadora Constituinte —, ela é a primeira e única mulher a ocupar o cargo de chefe de Gabinete da Prefeitura de Mariópolis, e não é possível falar de Maristela Paulek sem contar os diversos feitos que a colocaram como elemento importante dentro do contexto político do município.
Ainda jovem, aos 22 anos foi eleita vereadora no ano legislativo de 1989/1992, e posteriormente reeleita vereadora suplente assumindo pelo período de 1993/1996.
Seus anos como vereadora foram de intensa atuação. “Era um período importante e histórico, onde estávamos dedicados a desenvolver a Lei Orgânica de Mariópolis, com um texto principal que até hoje rege as ações do Município”, comenta.
Depois dos dois períodos legislativos como vereadora, Maristela dedicou-se a áreas administrativas no setor privado e não mais concorreu a cargos eletivos. “Naquele momento eu senti que havia dado a minha contribuição para o desenvolvimento e crescimento de Mariópolis. Que havia cumprido a minha parte como cidadã mariopolitana. Então, abri espaço para que novas pessoas tivessem a oportunidade de dar sua contribuição também”, afirma.
Posterior aos anos de serviço público, Maristela que é formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Recursos Humanos retomou sua trajetória profissional, retornando ao setor público sendo atuante em um novo momento importante para o município.
Em 2013, a convite do irmão e prefeito Mário Paulek, Maristela se tornou a primeira e, até o momento, única mulher a ocupar o cargo de chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal (2013/2016). “Foi um trabalho intenso e muito gratificante, e mesmo sendo uma experiência nova, pude agregar todo o conhecimento adquirido no Legislativo ao trabalho no Executivo. Conhecer os trâmites legais e estar familiarizada com a Lei Orgânica e o Regimento Interno do Município, foram o diferencial para que minha atuação fosse produtiva, dinâmica e assertiva”, comenta.
Em 2021 o contexto se repetiu e Maristela foi novamente chamada ao cargo de chefe de Gabinete, função que desempenha neste momento e está sendo marcada por uma forte atuação voltada ao resgate histórico e eventos culturais .“Este é um engajamento que vai além das minhas funções, que desempenho com igual amor, ao lado da equipe de trabalho da Administração”, diz.

Maristela esteve com o Papa Francisco, durante o Congresso Internacional da Pessoa Idosa

TRADIÇÃO E HISTÓRIA
Ela conta que o Município possui um importante trabalho nesse contexto. “Acreditamos que a história precisa ser contada, sempre valorizando tudo aquilo que os nossos pioneiros realizaram, garantindo que a sua participação seja relembrada e valorizada pelas futuras gerações, e para alcançar esse resultado temos tomado diversas medidas de resgate histórico, que incluem ações tradicionais como a pisa da uva, missa da vindima, encontro de soberanas realizadas na edição deste ano da também tradicional Festa da Uva, marcada por inovações”.
Maristela conta que esse processo de resgate a memória de Mariópolis teve um início com o Livro Tombo, criado em 2021. “Nós encontramos um arquivo datado de 1984 contendo a letra original do Hino do Município, escrito a próprio punho pela autora, a irmã Regina Costa. Neste momento, visualizamos a possibilidade de transformá-lo em um Patrimônio Histórico, Cultural e Documental. O nosso Livro Tombo possui atualmente dois registros, sendo este já mencionado e as quatro torres históricas que estão no Parque de Eventos Arnaldo Weiss”, disse.
A Festa da Uva e o tradicional prato típico da Ovelha Enfarinhada fazem parte de um dossiê que vem sendo desenvolvido por um grupo de voluntários que inclui funcionários públicos. “Nós procuramos resgatar arquivos de entidades, documentos e materiais publicitários e muitas outras coisas pertinentes as realizações da Festa da Uva e da Ovelha Enfarinhada para compor esse dossiê”, revela. Maristela conta que o material já passou pela análise e parecer de uma comissão técnica que sinalizou como favorável e, em breve, o Poder Executivo vai fazer um Ato Administrativo para registrá-los como Bem Cultural e Imaterial de Mariópolis”, antecipa ela.
Como curiosidade, Maristela conta que no decorrer deste levantamento histórico, vários pontos importantes a ser destacados foram descobertos. “Foi muito gratificante conhecer e até reviver memórias da realização desses dois eventos tão importantes para o nosso Município”.

DOAÇÃO E VOLUNTARIADO
Outro ponto marcante na vida de Maristela Paulek está relacionado às ações que ela realiza voltadas ao voluntariado. A mesma conta que tem esse chamado desde sua adolescência e que atualmente colhe frutos importantes dessa dedicação. “Muitas coisas importantes aconteceram na minha vida a partir do voluntariado. Eu acredito que é bom doar uma parte de seu tempo para ajudar outras pessoas, fortalecendo suas causas, garantindo acesso a direitos fundamentais e uma vida com mais dignidade e bem-estar”, comentou.
“Através de bons relacionamentos com pessoas também ligadas ao voluntariado, minha primeira experiência internacional foi um trabalho voluntário na França, no ano de 2018. Foram 21 dias no Santuário de Nossa Senhora de La Salette, nos Alpes Franceses, onde me juntei a uma equipe de voluntários do mundo todo e fomos responsáveis pela manutenção do ambiente de recepção aos peregrinos e visitantes”.
Atualmente Maristela conta que é líder da Pastoral da Pessoa Idosa e foi impulsionada por um sentimento de humanidade, misturado com saudade e amor. “Primeiro é importante dizer que o voluntariado é um chamado que você recebe e é tão forte que você segue de todo o coração não importa onde você precise ir para realizar a sua missão, e a escolha por trabalhar em prol dos idosos, foi circunstancial”, diz. A mesma relembrou que estava na igreja participando da Santa Missa quando o padre falou que estavam precisando de pessoas para ajudar em algumas pastorais. “Neste momento, eu que havia, recentemente, perdido o meu amado pai, com 82 anos e senti a necessidade de direcionar o meu trabalho em benefício desse público”.
A Pastoral da Pessoa Idosa é ligada a CNBB e realiza ações humanitárias em todo o mundo, e foi a partir dessa conexão que Maristela acabou no ano de 2020 visitando e conhecendo mais um pouco da Europa, dessa vez a Itália. Participou do Congresso Internacional da Pessoa Idosa em Roma.
Maristela conta que a sua ida a Roma, conhecer o Santo Padre, receber pessoalmente a sua benção fez parte de mais uma importante oportunidade que Deus lhe deu de voluntariar.
A foto que exibe com amor, devoção e orgulho ao lado de Papa Francisco registrou um momento muito importante da vida de Maristela, voltado ao voluntariado. “Este é talvez um dos momentos mais importantes da minha vida. Estar ao lado do Santo Papa, participar de uma audiência com ele, foi um imenso prazer e uma emoção indescritível”, disse.

MULHER E MÃE
Em meio a grandes feitos no setor político e público administrativo/legislativo de Mariópolis, Maristela não descuida nunca de sua família. Ela é mãe do jovem estudante de odontologia, Tárcis Paulek Padoan, de 21 anos. “A maternidade me tornou uma mulher melhor, cheia de amor, e a minha base, não posso deixar de mencionar, foi a minha saudosa mãe Maria (in memoriam), que me ensinou valores preciosos que carrego comigo até hoje, e um dos legados mais importantes que ela deixou é o da fé”, conclui.

Maristela Paulek recebeu homenagem pelo seu trabalho como Vereadora Constituinte

Recentemente, o Legislativo Municipal de Mariópolis concedeu a Maristela Paulek e demais Vereadores Constituintes homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado ainda no ano de 1990, quando elaboraram e promulgaram a Lei Orgânica Municipal. A moção de aplauso foi entregue durante sessão solene da Câmara Municipal, realizada em 24 de abril.
“Receber essa homenagem foi como voltar um pouco no tempo, em 1988, quando eleita vereadora com apenas 22 anos, eu e os demais vereadores da legislatura 89 a 92, fomos chamados a realizar algo que se perpetuaria em nosso município, que é a Lei Orgânica”, pontua Maristela.
A homenageada contou que o trabalho foi intenso, repleto de estudo, reuniões e chamados à sociedade organizada. “Então é assim que se constrói história, que se faz parte da história. Com muito trabalho, dedicação e, acima de tudo, é preciso decidir se doar em causas importantes”, destaca.
A Lei Orgânica original de Mariópolis, foi escrita toda datilografa antes de ser impressa num “livrinho azul” e está exposta na Câmara de Vereadores. “É mais um resgate importante que acontece, da história que se viveu e se construiu”, conclui.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.