Líris Guzela Vedana, uma mulher com a marca da determinação

Atuante em dois setores de grande relevância social, educação e comunicação, a professora, empresária e administradora deixou sua assinatura em avanços significativos da nossa história

Com uma linda trajetória na educação, repleta de atitudes de liderança, avanço e ousadia, Líris Guzela Vedana, deixou sua marca no setor, mas é na comunicação que ela permanece até hoje, escrevendo e imortalizando a sua história através das ondas da Radio Elite FM, em Pato Branco.
Para que você possa compreender os aspectos mais marcantes dessa personalidade, vamos apresentar detalhes da personalidade e trajetória profissional dessa grande mulher.
Líris é professora aposentada, natural de Vila Maria, na região nordeste do Rio Grande do Sul. Ela veio residir em Pato Branco em 1965. Formada em Filosofia, Pedagogia e com especialização em Administração Escolar, lecionou nas escolas Agostinho Pereira, La Salle, Escola Normal José de Anchieta e Colégio Estadual de Pato Branco.
Líris teve uma caminhada de destaque na educação regional, tendo sido a primeira Inspetora de Ensino Médio e Inspetora Regional de Ensino por duas gestões 1968/1970 – 1971/1980. Cargo que equivale hoje a chefe de Núcleo Regional de Educação.
“A nossa administração foi marcada pela reestruturação administrativa e pedagógica das escolas, aprimoramento do corpo docente, bem como criar condições físicas para a demanda cada vez maior de corpo discente. Construção de novas escolas, Castro Alves, Carmela Bortot, Cristo Rei, Premen, ampliação das Escolas Agostinho Pereira e Rocha Pombo. Implantação da Lei 5692/71 regionalmente. Implantação do curso Superior na Faculdade de Ciências Contábeis em Pato Branco (Facicon), criação de Escolas Especiais (Apaes) e criação de Associação de Pais e Mestres em todas as Escolas da Rede Pública da região. “Foi a época do começar tanto no setor pedagógico como no aspecto físico das Escolas”, afirma.
Líris destacou ainda que “o eficiente grupo de educadores que atuava neste período teve a educação humanística como o foco principal das atividades, objetivando melhor qualidade de ensino, formação e o encaminhamento do educando para a consolidação de sua trajetória social e sua realização pessoal e profissional”.
Sua caminhada na comunicação iniciou após a profissional ter decido encerrar o seu ciclo no ensino, e de ter vivenciado uma experiência na indústria de Confecções, chamada Rillievo. A partir daí, começou a atuar no setor administrativo da Rádio Elite FM.
“Apesar de parecem setores bem distintos não senti dificuldade de adaptação ao meio da comunicação, afinal nossa família vive o rádio desde a década de 60, com meu esposo Laudi Vedana chegando a 60 anos de atuação, trabalhando em emissoras no Rio Grande do Sul e em Pato Branco, e posteriormente adquirindo a Elite FM, isso no ano de 1987”, comenta.

Líris com a família, o genro Evandro Freire, o neto Matheus Henrique Freire e a filha Laudiane Vedana Freire, o filho Laur Carlos Vedana, o neto Rafael Hecke Vedana e o esposo Laudi Carlos Vedana

TRAJETÓRIA NO RÁDIO
Mesmo participando indiretamente do rádio há anos, Líris começou a atuar no setor de comunicação de maneira efetiva em meados da década de 90. “Com o crescimento da área de comunicação e os vários desafios que se avizinhavam para continuarmos com uma rádio competitiva e atual, em reunião familiar resolvemos que iríamos focar os esforços na Elite FM”, conta.
A partir de então, motivada, a equipe passou a analisar todas as mudanças, atualizações e aperfeiçoamentos que se faziam necessários. “Assim traçamos um planejamento e definimos um caminho a seguir. Neste período, inclusive, que realizamos várias inovações”, observa.
Ela relembra que o primeiro grande passo foi o aumento de potência no transmissor que passou de 1 Kw, para 5 Kw, realizado em 1995. “Já em 96, vieram melhoramentos na parte de produção da emissora, com contratação de pessoal e investimentos em equipamentos de ponta que representaram uma evolução, sem precedentes em qualidade de áudio na época. Na sequência investimos em informatização, com programas de automação e produção e, inclusive, a nossa rádio foi a primeira em toda a região a possuir um website, isso em uma época que o acesso à internet ainda era discado”, comenta.
A trajetória de evolução da emissora também foi marcada por um volumoso investimento em infraestrutura física. “O ano de 2004 marcou uma grande conquista, quando a antiga e saudosa casa de madeira deu lugar a um moderno prédio, no mesmo endereço, projetado especificamente para rádio, priorizando o bem-estar dos profissionais, num ambiente adequado para as atividades do dia a dia, bem como a qualidade de som e produções de áudio”, conta Líris.
Em 2008, a Elite FM vivenciou outro grande momento que representou um enorme avanço em qualidade e cobertura regional com a instalação de uma nova torre transmissora com mais de 90 metros de altura, permitindo potência de saída de 15,8 Kw e mudança de frequência, de 92,7 para 101,7.
“Com esse investimento, a emissora passou a cobrir mais de 60 municípios, entre as regiões Sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina, atingindo um potencial de mais de 1 milhão de ouvintes. Lembrando que através da internet com a homepage e o App da Elite, a programação está disponível para todo o mundo. A partir desse marco a Elite FM, que historicamente é a primeira FM do Sudoeste, se firmou entre as grandes emissoras FM do Paraná”, diz.
Líris fez questão de destacar ainda que “igualmente, em todo esse tempo entendemos que quem faz o rádio são as pessoas, que todo o investimento em tecnologia e equipamentos é e foi importante para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais da Elite FM. Treinamentos, palestras, investimentos em aperfeiçoamento pessoal, incentivos para desenvolvimento acadêmico, busca e treinamento de novos talentos, sempre foram pontos que entendemos de suma importância para a inovação e criatividade do rádio”.
Líris também enfatiza que sua atuação na rádio, é reflexo da convivência e soma de experiências do esposo Laudi Vedana, que se dedica a Radiodifusão desde 1963.

Um dos hobbies é a coleção de corujas, símbolo da sabedoria e inteligência

UM OLHAR SEMPRE À FRENTE
Em virtude das constantes e cada vez mais ágeis mudanças e cobranças do público do rádio, a diretoria da sentiu que era necessário um reposicionamento. “Em parceria com a Xok Branding, foi desenvolvido um trabalho para a marca Elite FM, com modernização de imagem, dinamização da programação com comunicação envolvente, apresentação de novas atrações, informações relevantes, com o propósito de “despertar o melhor de cada um” transformando nosso slogan “Energia Positiva no Ar” em filosofia da empresa”, conta.
Imergindo nesse processo, Líris destaca que a programação também passou por mudanças se tornando mais diversificada, eclética, alegre e moderna. “Ampliamos também os conteúdos informativos, priorizando o que acontece na cidade e região, ao mesmo tempo, apoiando causas e projetos sociais, esportivos, recreativos e educacionais. Ainda, desenvolvendo ações como preservação do meio ambiente, vacinação, bem-estar animal, incentivo ao esporte regional, entre outros”.
Em constante desenvolvimento, a mesma conta que a emissora já trabalha em novidades para oferecer aos ouvintes. “E como o mundo não para e o rádio tem que estar atualizado e em dia com seu tempo, temos vários projetos previstos, entre eles já foi dado início a mudança de nível da Elite FM, sendo que já está em andamento no MCOM o avanço de Classe da emissora, possibilitando uma melhora de sinal e abrangência”, destaca.
Sobre sua participação em todo esse processo administrativo voltado à modernização e evolução, Líris é sucinta em sua explicação. “Dentro de tudo isto, meu papel na Elite FM versa em escutar, buscar entender os dilemas que me são apontados, ajudar a resolver os problemas e garantir que os processos e condições de trabalho estejam ajustados para levar o melhor para nossos ouvintes e anunciantes. Não é um trabalho fácil, mas é muito prazeroso e motivador. Afinal, fazer rádio, é fazer arte. E hoje, me coloco neste contexto de corpo e alma”.

AMOR COMO ALICERCE
Muito apegada aos valores familiares, Líris é casada com Laudi Carlos Vedana, mãe de Laudiane Vedana Freire e Laur Carlos Vedana, avó de Matheus Henrique Freire e Rafael Heche Vedana, tendo como Genro, Evando Henrique Freire e nora, Lilian Dal Bello.
“Eu acredito primeiramente na grandiosidade Divina, no amor como um todo, alicerce do casal, da família, das amizades e da sociedade. Acredito na Lei do Retorno e desdenho a falsidade. Tenho por princípio a verdade, a honradez, a honestidade e gratidão para mim “quem não te gratidão, não tem caráter”. Confio nas pessoas com quem trabalho, temos reciprocidade que gera otimismo. Acredito que o processo educacional é a base da sociedade, pois abre caminhos para que as pessoas possam ter sua integração social e profissional”, comenta.
Questionada sobre quais são as atividades que mais lhe dão prazer e felicidade, Líris afirmou que aprecia todas as coisas boas que a vida oferece, como bons livros, filmes, música, viagens, uma boa gastronomia, bons vinhos, a companhia de pessoas de alto astral, positivas que sustentem diálogos construtivos. “Gosto do meu trabalho e nas minhas atividades administrativas, gosto de resolver os problemas sem delongas, da maneira mais rápida possível, ouvindo primeiramente a opinião de todos para chegar à melhor solução. Meu hobby colecionar corujas. Minha coleção passa de 400. Corujas, a qual é o símbolo da inteligência e da sabedoria”, complementa.

Parte da atual equipe Elite FM, onde Líris começou a atuar ativamente na década de 1990

SEMPRE ATIVA
Positiva e otimista, Líris deixa uma mensagem que é praticamente uma receita de como se manter ativo e feliz. “Primeiramente sinto amor pela vida, para cumprir a missão terrena que me foi destinada pelo poder divino. O amor familiar, as amizades, o meu trabalho, também pratico atividades físicas, controle alimentar, realizo exames médicos periódicos e tenho horas regulares de sono, enfim, o que me impulsiona é acreditar que a vida é o melhor presente que recebemos, mesmo com as suas variações, porque acredito que estas também nos deixam mais fortes”, conclui.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.