Como fazer amizades em uma nova cidade

Mudança. A palavra por si só já carrega um monte de significados: transição, o novo, primeiros passos, observação, novos cheiros, nova estrutura, talvez até uma nova cultura.  Quem passa por uma mudança precisa de um período para se ambientar, esse momento transitório pode ir se desfazendo aos poucos, com alguns passos importantes. Entre eles, o de conhecer pessoas locais, estar em contato com novas amizades pode ajudar muito nesta fase e junto a isso, conhecer os espaços de entretenimento. Mas, como conhecer pessoas para amizades sem que pareça segundas intenções ou, corra o risco de ser mal interpretado?

Ouvindo durante anos os relatos de pacientes sobre a falta de uma companhia para sair, Rita Martins, psicanalista e mestre em Psicologia, começou a observar o quanto isso abalava a saúde mental das pessoas e então começou a pensar em formas de colaborar para que as pessoas passassem a ter uma vida social mais ativa e, consequentemente, feliz. Foi quando surgiu a oportunidade de criar um aplicativo que fosse uma ferramenta para ajudar as pessoas a encontrar companhia ou ampliar o círculo de amizades.

“O Animaí é uma ferramenta que ajuda as pessoas a ampliarem o círculo de amizades e a exercitarem suas habilidades sociais. Isso contribui para que as pessoas não desenvolvam certa dependência afetiva dos amigos que já são conhecidos e estão distantes e que muitas vezes podem estar indisponíveis, por incompatibilidade de agenda, por exemplo”, afirma Rita Martins que idealizou o aplicativo junto ao publicitário, Lucas Maia.  

E nada mais direcionado para quem está em uma cidade nova do que a possibilidade de baixar um aplicativo para reunir pessoas em um determinado local presencial, é sair da “bolha” online e viver a forma mais concreta de adquirir novos amigos reais.  O Animaí foi pensado para conectar as pessoas para atividades de lazer, para novas experiências, ampliar o círculo de amizades e socializar no pós-pandemia. 

“O Animaí é um aplicativo que pode ser bastante útil para unir pessoas com os mesmos interesses, que estejam em momentos parecidos da vida ou que estejam em busca de diversificar os tipos de lazer. Ele é ótimo para quem está chegando em uma nova cidade, em um novo ambiente para moradia. É uma ferramenta que ajuda as pessoas a ampliarem o círculo de amizades e a exercitarem suas habilidades sociais.A saúde física deve ser cuidada, mas a saúde mental também”, finaliza, Rita Martins.

As funcionalidades do aplicativo representam um diferencial na busca por companhia, ele filtra os tipos de atividades/interesses em comum e dias da semana. Além disso, a partir da geolocalização, é possível selecionar os bairros de preferência. “Para descaracterizar o modelo de paquera, o aplicativo não fornece fotos dos usuários, não especifica a idade e permite o encontro a partir de três pessoas”, explica Lucas Maia, revela.

O aplicativo pode ser baixado pelas plataformas Android e IOS e está disponível em todo o território nacional. Provisoriamente, o ANIMAí pode ser baixado de forma gratuita. Na versão paga, os valores são de R$ 9,90 mensais (assinatura semestral) ou R$ 15,90 (assinatura mensal).

você pode gostar também
Deixe uma resposta