Pra ouvir a qualquer hora

Conforme uma pesquisa realizada pela rede social Twitter, o Brasil foi o país que mais cresceu na produção de podcasts no mundo no ano de 2020, totalizando um aumento de 103% em comparação com o ano anterior.

A pesquisa indicou que 73% dos usuários da plataforma escutam podcasts. Para esta audiência, o motivo de buscar esses conteúdos em áudio é, principalmente, para se aprofundar em temas de que gostam (63%), sendo entretenimento (63%) o tema mais ouvido, seguido pelas categorias de arte, história e cultura (52%); negócios, economia, política e notícia (42%); e esportes, E-sports e jogos (30%).

O formato permite que uma grande gama de pessoas consuma conteúdos e faz sucesso tanto entre os momentos mais atarefados quanto durante ocasiões de calmaria: 64% das pessoas ouvem podcasts enquanto estão em casa, desempenhando outras atividades; 45% escutam fazendo as tarefas de casa; 34% acompanham sem fazer mais nada; e 33% preferem sintonizar enquanto estão jogando ou apenas mexendo no celular.

O estudo revelou ainda que os brasileiros utilizam diferentes serviços para consumir seus conteúdos de áudio: 79% das pessoas que usam o Twitter e escutam podcasts possuem assinatura em pelo menos uma plataforma. Na lista das mais utilizadas estão Spotify em primeiro lugar (57% escutam e 52% assinam), seguido de YouTube Music (20% escutam e 10% assinam) e Amazon Music (6% escutam e 19% assinam).

Segundo o levantamento, as pessoas que estão no Twitter e consomem conteúdos neste formato no Brasil buscam recomendações (46%) e informações sobre seus podcasts e podcasters favoritos (38%), falam sobre os podcasts que gostam (41%), descobrem novos canais (32%) e acompanham a conversa sobre os que mais gostam (32%).

Mais ouvidos

Baseados em dados da Apple e Podtail, com lista atualizada em 16 de julho, os 10 podcasts mais ouvidos no Brasil são:

1 – UOL Investiga: Podcast com as grandes reportagens do UOL. A primeira temporada, “A Vida Secreta de Jair”, mostra como o escândalo da movimentação atípica do policial Fabrício Queiroz tornou público os 30 anos de indícios da prática de rachadinha em toda a família Bolsonaro, envolvendo diferentes parentes do presidente Jair Bolsonaro. São quatro episódios, publicados de 6 a 9 de julho.

2- Os Sócios: Bruno Perini e Malu Perini são sócios no matrimônio, na vida e nos negócios. Toda quinta-feira você pode esperar um podcast muito divertido e com convidados especiais para falar de temas relacionados ao mundo do empreendedorismo, dinheiro e desenvolvimento pessoal.

3- O Assunto: Um grande assunto do momento discutido com profundidade. Renata Lo Prete vai conversar com jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo para contextualizar, explicar e trazer um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo, além de contar histórias e entrevistar especialistas e personagens diretamente envolvidos na notícia.

4- PodPah: Fala sobre comportamento, cultura e sociedade de uma maneira muito divertida.

5- NerdCast: Podcast do já consolidado e famoso Jovem Nerd

6- Isto está acontecendo: Podcast narrativo, apresentado pelo jornalista Chico Felitti, que vai desvendar situações que acontecem ao seu redor e você provavelmente ainda não sabe.

7- Medo e Delírio em Brasília: Publicado de terças às sextas, é um diário ácido do governo federal. Não é fácil acompanhar tanta insanidade e o podcast tenta ligar alguns pontos. O texto é de Pedro Daltro e a produção é de Cristiano Botafogo. Para rir e passar raiva.

8- PrimoCast: podcast oficial d’O Primo Rico, um dos maiores canais sobre investimentos e finanças e empreendedorismo do mundo.

9- Flow Podcast: Todos os dias, de segunda à sexta, normalmente às 20h, ao vivo simultaneamente no Youtube, Twitch e Facebook, o podcast fala sobre sociedade e cultura.

10- Comentaristas: As análises e destaques mais recentes dos principais colunistas da CBN.

você pode gostar também
Deixe uma resposta