AGORA

Assembleia Legislativa

Assembleia do Paraná debate PPA e ações do esporte na terça

Audiência pública da Comissão de Orçamento será na terça-feira (27), às 9h, com dados das secretarias do Planejamento e do Esporte

ppa monitoramento alep

A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná realiza na terça-feira (27), às 9h, uma audiência pública sobre o monitoramento do Plano Plurianual (PPA) e as ações do esporte. O encontro, no Auditório Legislativo, em Curitiba, é aberto ao público e vai analisar indicadores e o cumprimento das metas do governo estadual.

A reunião será coordenada pelo presidente da comissão, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD). Segundo a Assembleia, o objetivo é dar transparência à execução do planejamento e oferecer subsídios para a fiscalização feita pelo Legislativo e pela sociedade.

“Precisamos olhar para os resultados, identificar o que avançou e discutir o que ainda precisa melhorar. O planejamento público ganha sentido quando se transforma em atendimento de qualidade, infraestrutura e melhores condições de vida para a população”, afirmou Romanelli.

Quem vai apresentar os dados

A Secretaria de Estado do Planejamento será representada pelo secretário Clemersom Silva. A apresentação técnica ficará com o diretor de Desenvolvimento Institucional, Robson Gabriel Barboza, que vai detalhar os dados e indicadores do monitoramento do PPA.

O diretor-geral da Secretaria de Estado do Esporte, Ilson Augusto Rhoden, vai apresentar as ações, os investimentos e as estratégias do setor no planejamento do governo.

Participação aberta

A audiência é aberta a lideranças municipais, representantes de entidades, especialistas e cidadãos interessados em acompanhar as políticas públicas estaduais.

Além de Romanelli, integram a Comissão de Orçamento os deputados Ricardo Arruda (PL), Cristina Silvestri (PP), Evandro Araújo (PSD), Fabio Oliveira (Novo), Luiz Fernando Guerra (Novo) e Professor Lemos (PT).

O que é o PPA

O Plano Plurianual em vigor foi instituído pela Lei nº 21.861/2023 e vale para o período de 2024 a 2027. O documento define objetivos e metas da administração pública direta e indireta, com os programas de manutenção e expansão das ações do governo, observando as políticas sociais.

O PPA também orienta a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). A criação do plano e dessas leis está prevista no artigo 165 da Constituição Federal, para garantir a correta aplicação dos recursos públicos.

Serviço

  • Evento: Audiência pública sobre o monitoramento do Plano Plurianual
  • Data: terça-feira, 27 de outubro de 2026
  • Horário: 9h
  • Local: Auditório Legislativo Deputado Delegado Rubens Recalcatti, na Assembleia Legislativa do Paraná

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Gustavo Ferreira

Jornalista atuante em portais de notícias há 20 anos. Trabalhou como redator independente para diversas redações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *