Assim como os passarinhos

Poucas e raras coisas me encantam tanto quanto os passarinhos. Talvez só as crianças. Ambos têm o mesmo jeito de inocência. No pátio interno da casa paroquial e da janela do meu quarto, especialmente à tardinha, observo como eles voam ou caminham desajeitados, pelo chão, saltitando, catando insetos, ciscando ou comendo aquilo que lhes é fornecido carinhosamente por mãos humanas. É glorioso vê-los felizes, agradecidos, sem máscaras, e levando a comidinha para os filhotes,protegidos em algum ninho. Além do mais, como é lindo o canto deles!Nem a mais sonora flauta de Pã, nem o mais belo solo de clarineta, nada pode imitar o cantar dos passarinhos. Até a risada do joão-de-barro, depois da chuva, que insiste em construir sua casinha numa árvore, é inimitável. 

Ah, ser pássaro em vez de ser humano! Reparando bem os passarinhos, tenho a sensação de serem flores que cantam e voam. São linhas que Deus traça no espaço para nos indicar caminhos. Eles nos lembram que é por meio das coisas mais simples, por meio daqueles acontecimentos a que raramente damos importância é que podemos tirarum grande sentido para as nossas vidas. 

Assim como os pássaros, nós, humanos, deveríamos viver livres, rompendo as amarras que nos prendem às preocupações com o que não deveria ser prioridade nos nossos pensamentos. Preocupemo-nos com as coisas de cada dia, uma por vez, colocando sempre Deus à frente de tudo, porque Ele é a nossa fortaleza e nos dá toda força necessária para que possamos transpor os obstáculos da vida e as dificuldades cotidianas. O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre. A vida fica mais bonita quando carregamos um sorriso no rosto e muita gratidão no coração. A beleza da vida não está nas grandes conquistas, mas na intensidade dos pequenos momentos. Os passarinhos nos lembram que não há pessoas mais vazias do que as que vivem cheias de si.

Observando os passarinhos, aprendemos que Deus dá a cada um o seu alimento, mas não o atira para dentro do ninho. Eles precisam fazer a parte deles, assim como nós temos de fazer sempre a nossa parte.  

Tenhamos a sabedoria para perceber que aquilo que realmente nos é necessário, muitas vezes, não podemos ver nem tocar, ou quando podemos, trata-se de coisas tão simples. Atreva-se a ser diferente e a seguir seu próprio caminho e não tenha medo de ser feliz. Ame com todo o seu coração e acredite naqueles que amam você. Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação. 

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade.

O que é para o pássaro a força das asas é a amizade para o ser humano. Ela o ergue acima do pó da terra. Por isso, amigos são como anjos que nos levantam nas pontas dos pés quando nossas asas têm problemas, nos lembrando como voltar a voar. 

Agora, da janela do meu quarto, continuo olhando e rezando com os passarinhos.

                 Pe. Lino Baggio, SAC

                 Paróquia São Roque – Coronel Vivida

você pode gostar também

Comentários estão fechados.