Foi lançada nesta terça-feira (28) a 2ª edição do Conexão Turismo Sudoeste, iniciativa que chega com a proposta de consolidar o evento como referência regional em qualificação, relacionamento e geração de oportunidades para empresários, gestores e profissionais ligados à cadeia do turismo. A edição deste ano do evento gratuito acontece no dia 20 de outubro, a partir das 14h, no Gabbana Jardins, em Pato Branco.
Lançado na Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco, o projeto é realizado pelo Sebrae/PR e pelo Sindicato Empresarial dos Hotéis, Bares e Restaurantes e Similares do Sudoeste do Paraná, em parceria com a ACEPB, a Fecomércio PR, o Senac e a Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste.
Foco em gastronomia, hospedagem e negócios
Criado para fortalecer segmentos como gastronomia, hospedagem, atrativos turísticos, serviços e fornecedores, o Conexão Turismo Sudoeste busca conectar conteúdo prático, experiências e networking qualificado, estimulando a competitividade dos pequenos negócios e o desenvolvimento sustentável da região.
A segunda edição amplia a proposta apresentada no primeiro evento e reforça a integração entre turismo, gastronomia e negócios. O projeto prevê programação voltada à inovação, gestão, inteligência artificial, vendas, liderança e tendências do setor, além de uma feira de experiências e produtos regionais que valoriza os empreendedores e fortalece a identidade do território.
Para a consultora do Sebrae/PR Vanessa Viganó Vivan, o evento é uma oportunidade de integrar os diferentes elos da cadeia turística em torno de um objetivo comum. “O Conexão Turismo nasceu para aproximar pessoas, ideias e oportunidades. Mais do que um evento, ele é um ambiente de integração entre empresários, instituições e parceiros que acreditam no turismo como vetor de desenvolvimento regional. Nesta segunda edição, queremos ampliar ainda mais esse movimento, tornando o turismo do Sudoeste cada vez mais competitivo e reconhecido”, afirma Vanessa.
Expectativa de mais de 300 participantes
A expectativa é reunir mais de 300 participantes, entre empreendedores, gestores, líderes de equipes, representantes de instituições, fornecedores, startups e formadores de opinião de todo o Sudoeste do Paraná e regiões de influência. Além da troca de conhecimento, o evento pretende incentivar conexões estratégicas, estimular novos negócios e fortalecer a governança regional do turismo.
O presidente do SHBRS, Kauê Chicoski, avalia que o evento busca fortalecer o potencial turístico do Sudoeste do Paraná e valorizar os atrativos da região. “O Conexão Turismo reúne todos os segmentos ligados ao turismo para mostrar que o Sudoeste também é um destino turístico. Mais do que belezas naturais, o turismo movimenta pessoas, fortalece o comércio e gera desenvolvimento. Durante o evento, vamos apresentar nossa gastronomia, produtos e atrativos para promover e vender ainda mais o potencial da nossa região”, comenta Kauê.
Lançamento teve palestra sobre cooperação
O lançamento contou com palestra de Eduardo Berndt, especialista em neurociência e comportamento, que falou sobre cooperação e a força de atuar no coletivo. “Nossa palestra mostra que atuar de forma coletiva é essencial para alcançar objetivos em comum. A neurociência demonstra que a cooperação foi determinante para a evolução da nossa espécie e continua sendo fundamental para fortalecer setores como o turismo. Quando pensamos no coletivo, criamos soluções que beneficiam toda a região e, consequentemente, cada um de seus integrantes”, pontua Eduardo.
- Pato Branco promove CEU em Movimento neste sábado (1º)
- Hi-Mix produzirá supercomputadores em Pato Branco
Programação da 2ª edição
O evento contará com feira e experiências regionais com base em produtos das agroindústrias e do turismo, além de uma palestra e dois talk shows, que vão abordar temas como a inteligência artificial aplicada ao setor e os impactos das mudanças tributárias na área, e espaço para networking entre os participantes.
Entre os nomes confirmados está a chef de gastronomia do Awasi, Dani Damasceno, resort eleito o melhor das Américas pela The Leading Hotels of the World e que conta com distinção do Guia Michelin, sistema de classificação gastronômica mais famoso do mundo.

















